Rio de Janeiro é sede do 5º Campeonato Brasileiro de Power Soccer

Competição de futebol em cadeiras de rodas motorizadas acontece nos dias 17 e 18 de dezembro

O Rio de Janeiro recebe, pelo quinto ano, o Campeonato Brasileiro de Power Soccer – futebol em cadeiras de rodas motorizadas, que acontece nos dias 17 e 18 de dezembro, das 9h às 16h, no Centro de Treinamento Guaratiba, localizado na Estrada do Magarça, 06629, em Guaratiba.

A quinta edição do evento contará com a participação de seis times, entre eles o Rio de Janeiro Power Soccer (RJPS), que levará duas equipes completas.

O time carioca também se prepara para participar da 2ª edição da Copa Libertadores de Power Soccer, que este ano acontece entre os dias 02 e 04 de dezembro, em Buenos Aires. Ao todo, seis times disputarão o título: dois do Brasil, dois da Argentina e dois do Uruguai.

Mônica Dutra, diretora do RJPS, destaca a importância da realização dessas competições. "Queremos difundir cada vez mais a modalidade e incentivar que mais pessoas pratiquem o Power Soccer. Eventos como estes nos dão a possiblidade de mostrar o quão transformador e libertador é o esporte na vida das pessoas com deficiência", ressalta.

Criado em 2014, o RJPS é o maior time do Brasil, tendo dois atletas na Seleção Brasileira de Power Soccer. Já no primeiro ano de sua formação, em 2014, a equipe foi Campeã Brasileira e, em 2015, conquistou o título de vice-campeã. 

O Power Soccer é a única modalidade paradesportiva que permite a participação de pessoas com deficiência motora severa, como tetraplegia, paralisia cerebral, distrofia muscular, entre outros, a partir dos 6 anos de idade e de qualquer gênero, no mesmo time.

Criado na França e no Canadá, no final dos anos 70, a modalidade ganhou força e o mundo. Atualmente, é praticada em quase 30 países e já é reconhecida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC). A expectativa é que se torne uma modalidade paralímpica em breve.