Botafogo conquista inédito título de Tetracampeão Estadual de Remo

A equipe de remo do Botafogo venceu a quarta etapa seguida e conquistou o título inédito de tetracampeã estadual de remo ao vence sete das 13 provas da quarta e última etapa do Campeonato Estadual, realizada na manhã deste domingo (27), no Estádio de Remo da Lagoa, ao somar 166 pontos, seguido pelo Vasco da Gama, com 130 pontos, em segundo, Flamengo, com 63 pontos, em terceiro, Rema Campos, em quarto, com 18 pontos e Guanabara e Clube de Remo Rio de Janeiro, em quinto com 4 pontos cada.

Com a realização da última etapa a classificação final do Campeonato Estadual de Remo ficou assim: 1º) Botafogo, 577 pontos, 2º) Vasco da Gama, com 431 pontos, 3º) Flamengo, com 227 pontos, 4º) Rema Campos, com 57 pontos, 5º) Guanabara, com 18 pontos, 6º) Escola Naval e Clube de Remo Rio de Janeiro, com 10 pontos cada.

A Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ) que promoveu o campeonato homenageou a remadora do Vasco da Gama, Fabiana Beltrame, campeã mundial de remo em 2011, que depois de 19 anos de carreira se despediu das competições. 

"Hoje passou um filme de toda minha carreira na minha cabeça, desde a primeira regata, que me lembro que fiquei muito nervosa, até a última como profissional. Sempre fiquei nervosa nas regatas, porque sempre queria vencer. Hoje, quando estava no caminho para a competição pensei que era última vez que ia passar por aqui, última vez que vou entrar no barco, aquecer, dar a largada. Senti um misto de emoções indescritível. Mas, tenho a sensação de dever cumprido e me orgulho muito de tudo o que conquistei durante minha trajetória. Sei que vou sentir falta, porque foram 19 anos me dedicando ao remo, mas agora vou me dedicar à família e vou descansar", declarou Fabiana.

A equipe do Botafogo festejou muito a conquista do título. Para o técnico alvinegro Alexandre Xoxo, a conquista é resultado de um conjunto de fatores.

"Nos 122 anos de remo do Botafogo eu não tenho a menor dúvida que 2016 foi o melhor ano para a equipe de remo, o mais vitorioso. Estou no remo desde 83 e nunca vi um grupo tão dedicado, unido, maravilhoso, todos muito talentosos. Tudo que é proposto eles aceitam. Eles fazem tudo que é determinado para eles fazerem sempre com animação. Fomos campeões brasileiros esse ano também. Estão todos de parabéns", analisa Xoxo. 

Para o presidente da FRERJ, Paulo Carvalho, o ano e 2016 não foi nada fácil para o remo carioca, mas graças ao apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, da SUDERJ, da Universidade Estácio de Sá e do comprometimento de todos os membros da Federação envolvidos nas regatas, a entidade conseguiu cumprir o calendário

"Tenho muita satisfação e muito orgulho de realizar a última regata do ano com muito sucesso. A sensação de dever cumprido é muito boa e ainda com a emoção da despedida da grande atleta Fabiana Beltrame, que foi homenageada pela federação", afirmou Paulo Carvalho. 

Desde 2013, só o Botafogo vence no Estadual de Remo. Em 2016, o título foi especial pelas vitórias em todas as etapas, sem dar a menor chance aos adversários, por isso "invicto". 

"A temporada foi ótima, cumprida com excelência. Nosso trabalho foi feito com muita garra, determinação e amor. Sempre nos ajudando, independentemente de qualquer adversidade. Fizemos por merecer esse resultado histórico para o Botafogo", afirmou o atleta Lucas Verthein, recentemente Campeão Mundial Júnior, na Holanda.