O árbitro do Rio Grande do Sul, Anderson Daronco, vai apitar o jogo que pode decidir o título do Campeonato Brasileiro de 2016. Ele foi sorteado na manhã desta terça na sede da CBF para comandar Palmeiras x Chapecoense, domingo, no Allianz Parque.
Se o Palmeiras vencer ou empatar, será o campeão com antecedência de uma rodada. Mesmo perdendo, o Alviverde pode garantir o título se o Santos não vencer seu jogo com o Flamengo, no Maracanã.
Daronco já esteve envolvido em polêmica num jogo do Palmeiras (contra o Flamengo), pelo Brasileiro de 2014. Naquela oportunidade, o presidente do clube paulista, Paulo Nobre, defendeu a punição do árbitro, com seu afastamento e um período de reciclagem, e foi ao então presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero – hoje na CBF, para que ajudasse o clube naquela questão.
O Palmeiras chegou a emitir nota oficial criticando o árbitro. Para Paulo Nobre, Anderson Daronco beneficiou o Flamengo em lances capitai do clássico - ao validar gol irregular, segundo ele, de Eduardo Silva, e de não ter marcado um pênalti no atacante Henrique. A partida terminou empatada por 2 a 2.
A partir daquele imbróglio, Daronco já apitou mais nove jogos do Palmeiras e deu bastante sorte para o time paulista, que obteve seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota com ele no comando.