Fatal em clássicos, Rafael Marques não joga há cinco partidas

Às 20h30 (de Brasília) da próxima terça-feira, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras encara o Santos, no Estádio Palestra Itália. Autor de sete gols em clássicos, o atacante Rafael Marques, protagonista do último confronto com o time praiano, não entra em campo há cinco partidas.

Contratado a pedido do técnico Oswaldo de Oliveira para disputar a temporada de 2015, Rafael Marques mostrou inspiração já em seus primeiros clássicos desde então. Logo nos sete encontros iniciais que disputou contra os rivais paulistas, o atacante anotou cinco gols.

Após marcar dois no Corinthians e três no São Paulo, Rafael Marques passou quatro clássicos consecutivos sem anotar. Na semifinal do Campeonato Paulista 2016, o atacante marcou mais dois nos minutos finais diante do Santos, mas em seguida desperdiçou sua cobrança de pênalti e o adversário se classificou à decisão.

Em 14 clássicos (sete vitórias, três empates e quatro derrotas), Rafael Marques tem sete gols marcados. Por outro lado, o atacante falhou em três decisões por pênalti contra o Santos, nas finais do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil de 2015 e na semi do Estadual de 2016. Diante do Corinthians, na semi de 2015, ele converteu.

Rafael Marques passou pelo Palmeiras sem brilho na temporada de 2004 e costuma celebrar a oportunidade de retornar ao clube, pelo qual acumula um total de 88 jogos e 19 gols. Escalado como titular por Cuca no empate por 2 a 2 contra o Coritiba, ele não atua desde então.

"Cada jogo é uma história. Às vezes, você se prepara para usar um jogador e no decorrer a partida pede outra coisa. O Rafa poderia ter entrado contra o Sport, mas só pude fazer uma mudança tática. Ele é experiente e sabe que isso acontece. Tem nossa confiança, faz parte do grupo e dos nossos planos", disse o técnico Cuca.

Advertidos com o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Sport, os atacantes Gabriel Jesus e Roger Guedes estão fora do jogo contra o Santos. Com bom retrospecto em clássicos, o experiente Rafael Marques é uma das opções ofensivas de Cuca para o duelo de terça-feira.

Veja lista com os sete gols de Rafael Marques em clássicos pelo Palmeiras:

25/03/2015: Palmeiras 3 x 0 São Paulo - Campeonato Paulista - 2 gols marcados 

19/04/2015: Corinthians 2 x 2 Palmeiras - Campeonato Paulista - 1 gol marcado 

31/05/2015: Corinthians 0 x 2 Palmeiras - Campeonato Brasileiro - 1 gol marcado 

28/06/2015: Palmeiras 4 x 0 São Paulo - Campeonato Brasileiro - 1 gol marcado 

24/04/2016: Santos 2 x 2 Palmeiras - Campeonato Paulista - 2 gols marcados