'El País': Toda a verdade sobre o 'crossfit' e seus oito exercícios milagrosos

Por que este esporte vicia? É realmente tão eficaz? Quais são os movimentos mais importantes?

Matéria publicada neste domingo (10) no El País, comenta o esporte, ou exercício mais badalado do momento: o crossfit. Claro que você já ouviu falar antes sobre o crossfit. 

Segundo a reportagem, em poucos meses, seu corpo dificilmente passará por uma experiência de transformação comparável à de outros programas de fitness se comparado ao crossfit.

El País esclarece que a técnica de treinamento usada por Glassman para colocar em forma policiais e bombeiros da Califórnia e, depois, militares, é baseada no WOD (sigla em inglês de Workout of the Day ou exercício do dia). Um WOD geralmente dura 45 minutos, o tempo dedicado para intercalar energicamente diferentes exercícios de aquecimento, força, técnica e potência. Um coquetel para os corajosos.

O jornal espanhol ressalta que toda a preparação do crossfit é supervisionada pelo coach (treinador), fundamental neste programa para que cada exercício seja feito corretamente, sem fazer movimentos bruscos e causar possíveis lesões e que, além disso, ostenta para os crossfiteiros um ar de guru afetivo. No crossfit, o sentimento de comunidade é fundamental.

s atrativos deste esporte, que alcançou 30.000 adeptos na Espanha — o segundo país europeu com mais seguidores depois da Inglaterra —, são fincados em uma organização empresarial de milhões de dólares que não dá chance ao azar. Atualmente existem cerca de 12.000 boxes em todo o mundo. Mas, para que um boxpossa fazer uso da marca crossfit e ter o direito de ser incluído no mapa internacional da rede de Glassman, é necessário pagar 3.000 dólares por ano (cerca de 10.800 reais) para a organização. Tudo extremamente controlado. Além registrar cada novo box aberto no mundo, Glassman montou um jornal (CrossFit Journal), uma fundação (CrossFit Kids Foundation) e os Reebok CrossFit Games, que têm sido realizados de forma contínua desde 2007.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais