Botafogo passa pelo Bahia em casa e fica mais perto do acesso

O Botafogo ficou mais próximo de garantir o acesso à Série A ao vencer por 1 a 0 o Bahia, neste sábado, no estádio Nilton Santos. Com o resultado, os alvinegros chegaram a 65 pontos, líder folgado da Série B. Já os baianos seguem com 54, ainda na quarta colocação, dentro do G4 da Segundona do Campeonato Brasileiro.

Após um primeiro tempo movimentado, com boas chances de gol para ambas as equipes, o Botafogo conseguiu chegar às redes no início da etapa final com Neilton. Os alvinegros ainda desperdiçaram algumas boas oportunidades, mas fez a alegria do torcedor com mais um triunfo em casa.

Na próxima rodada, o Botafogo terá pela frente o Criciúma, que briga para se afastar da degola, no interior catarinense, no sábado. No mesmo dia, o Bahia vai receber o Sana Cruz na Fonte Nova, em duelo direto por uma vaga no G4.

O jogo

O Botafogo começou melhor a partida e foi em busca do gol nos primeiros minutos. No entanto, os alvinegros só chegaram com perigo aos dez minutos, com Neilton, mas o atacante parou na zaga baiana.

Aos poucos, o Bahia conseguiu sair da pressão e passou a atacar com mais intensidade. Os visitantes tiveram a chance de abrir o placar aos 20 minutos. Após cobrança de escanteio, Gabriel Valongo cabeceou, mas Jefferson espalmou para salvar os botafoguenses. A bola chegou a bater no travessão antes de ir para fora. A resposta do Botafogo veio em seguida. Em contra-ataque rápido, Neilton passou por um defensor e finalizou para grande defesa de Douglas Pires. No rebote, a bola chegou em Sassá, que chutou na trave esquerda.

Depois disso, o confronto ficou aberto, com as duas equipes atuando de forma ofensiva. O Botafogo chegava com facilidade ao campo de ataque, mas errava muito nos passes finais. O Bahia só chegava próximo ao gol em lances de bola parada, só que obrigava Jéfferson a ficar atento. Com isso, o duelo seguiu com o placar inalterado até o intervalo.

No segundo tempo, o Botafogo voltou com mais vontade e impôs uma pressão sobre o Bahia. Os alvinegros conseguiram chegar ao gol aos cinco minutos. Neilton recebeu belo passe de Ronaldo e finalizou sem chance para Douglas Pires.

Mesmo após o gol, aos donos da casa seguiram melhores em campo. Tanto que aos sete minutos, o Botafogo quase chegou ao segundo. Carleto pegou rebote e arriscou de longe. A bola passou próxima ao gol de Douglas Pires.

Assim como na etapa inicial, o Bahia equilibrou as ações e passou a buscar o empate. No entanto, os baianos tinham dificuldade em passar pela marcação carioca. O Botafogo focou nos contra-ataques, só que sem sucesso.

Na parte final, os baianos não conseguiram se impor para pressionar o Botafogo. Com isso, os alvinegros aproveitaram os espaços dados pelos visitantes para avançar. No entanto, os cariocas desperdiçaram algumas boas oportunidades para sacramentar a vitória. Mesmo assim, os botafoguenses controlaram o resultado até o apito final.

FICHA TÉCNICA BOTAFOGO 1 X 0 BAHIA

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 31 de outubro de 2015 (Sábado)

Horário: 17h10(de Brasília)

Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)

Assistentes: Alexandre Pruinelli Kleiniche (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)

Renda: R$ 578.320,00

Público: 17.531 pagantes

Cartões amarelos: Eduardo, Gustavo e Vitor (Bahia)

GOL: BOTAFOGO: Neilton, aos 5min do segundo tempo

BOTAFOGO: Jéfferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Guilherme Camacho (Diego Jardel) e Daniel Carvalho; Neilton (Lulinha) e Sassá (Ronaldo) Técnico: Ricardo Gomes

BAHIA: Douglas Pires, Railan (Maxi Biancucchi), Gabriel Valongo, Gustavo e Vitor; Paulinho Dias, Souza, Tiago Real (Rômulo) e Eduardo; Roger (João Paulo) e Kieza Técnico: Charles Fabian