No sprint! Juliana dos Santos conquista 1º ouro no atletismo

Com uma arrancada impressionante no fim, a brasileira Juliana dos Santos conquistou nesta terça-feira a primeira medalha de ouro do País no atletismo nesta edição dos Jogos Pan-Americanos , em Toronto. A fundista encerrou os 5000 m em 15min45s97, alcançando o lugar mais alto do pódio após disputar a prova apenas pela segunda vez.

Esposa do também fundista Marilson dos Santos, ela deixou para trás a mexicana Brenda Flores, prata com 15min47s19, e a americana Kellyn Taylor, bronze com 15min52s78, nos últimos 600 metros de corrida , cruzando a linha de chegada em alta velocidade.

Este não foi o primeiro ouro Pan-Americano da carreira da brasileira, que ficou em primeiro lugar nos 1500 m nos Jogos do Rio de Janeiro em 2007.

"No fundo, eu sonhava com a medalha", disse, emocionada, Juliana. "Eu tenho certeza que muitos no Brasil estavam falando 'segura, Ju, deixa pro final'. O Adalto me ajudou muito. O Marilson (dos Santos) foi o precursor dessa medalha, me mostrando que sou capaz, que dava pra voltar depois de uma gestação, correr em nível internacional", festejou ao canal Sportv.

A medalha de Juliana foi a 31ª de ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. O País é o terceiro colocado no quadro geral de medalhas, com mais 29 pratas e 43 bronzes.

Bronze no dardo 

No arremesso de dardo, Jucilene de Lima lançou a 60,42 m, terceira melhor marca da competição, e ficou com a medalha de bronze. O ouro foi para a canadense Elizabeth Gleadle (62,83 m), enquanto a Kara Winger (61,44 m) levou a prata. Outra brasileira que disputou a prova foi Laila Domingos. Ela arremessou em 58,19 m e terminou na quarta posição.

Esperança brasileira fora do pódio 

Grande esperança de medalhas para o Brasil no salto com vara, Thiago Braz, prata na etapa de Roma da Liga Diamante (5,86 m), falhou em suas três tentativas de saltar o sarrafo nos 5,40 m e foi eliminado da disputa. Mesma situação ocorreu com o seu compatriota Fábio da Silva.