São Paulo perde a cabeça, Sport vence em casa e entra no G-4

O Sport deu mais uma demonstração de força no Campeonato Brasileiro neste domingo, na Arena Pernambuco. O time rubro-negro derrotou o São Paulo por 2 a 0, uma vitória com autoridade contra um adversário que implodiu no final do segundo tempo, com expulsões de Paulo Henrique Ganso, Luís Fabiano e Juan Carlos Osorio. Elber e Ferrugem fizeram os gols da vitória, que puseram os anfitriões no G-4. 

Empurrado pelo torcedor, que encheu a Arena Pernambuco, o Sport foi melhor na etapa inicial, não encontrando dificuldades para atacar a defesa são-paulina, escalada com três zagueiros. Recuado no campo de defesa, o time treinado por Juan Carlos Osorio ficou na maior parte do tempo à espera de espaços para contragolpear, mas estas chances não apareceram com frequência.

O São Paulo mostrou pouco entrosamento ao jogar na formação com três atrás, sofrendo pelas laterais nas costas de Thiago Mendes e Michel Bastos. Foi pelo lado esquerdo do ataque do Sport que o placar foi aberto. Marlone e André tabelaram pela ponta, o meia recebeu e cruzou rasteiro para Elber tocar no contrapé de Rogério Ceni e balançar as redes.

O placar poderia ter sido dilatado ainda mais antes do intervalo, pois André foi derrubado dentro da área pela marcação do São Paulo e a arbitragem, que havia marcado pênalti, mudou de ideia e assinalou a infração fora da área.

No retorno dos vestiários, o time paulista tomou mais a iniciativa para tentar o empate, mas a dificuldade em criar chances se transformou e impaciência e destempero dos jogadores. Paulo Henrique Ganso, protagonista de mais uma péssima partida, discutiu com o árbitro André Luiz de Freitas Castro, que aplicou o segundo cartão amarelo no camisa 10 e o mandou para o chuveiro aos 37min.

Dois minutos depois, foi a vez de Luís Fabiano perder a paciência com o juiz após uma marcação de falta, reclamar e levar o cartão vermelho - ele já tinha um amarelo e recebeu o segundo. Mais três minutos e o técnico Osorio foi mandado mais cedo para os vestiários.

Para fechar a tarde para se esquecer do São Paulo, o Sport fechou o placar já nos acréscimos. André recebeu pela direita, fez embaixadas e colocou na medida para Ferrugem fazer o 2 a 0.

O São Paulo volta a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Cruzeiro no Morumbi, em confronto válido pela 15ª rodada. O Sport, por sua vez, vai a Porto Alegre encarar o Grêmio no sábado, às 19h30.