Judô brasileiro inicia preparação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto

Os 14 judocas que representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto se apresentaram para a comissão técnica na manhã desta quinta-feira. Hospedados em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, os atletas ficam na cidade até o dia 2 de julho, quando a delegação verde-amarela embarca para o Canadá. Nesse período de concentração, os atletas serão submetidos a uma rotina de treinamentos diários na estrutura móvel montada em um hotel da cidade. Ney Wilson, gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), projetou a preparação da equipe.

"Estamos fazendo estudos sobre cada atleta de destaque na Panamérica. Existem categorias como a médio e a meio-pesado femininas que têm judocas muito fortes como a Kelita Zupancic (CAN), Yuri Alvear (COL), a Kayla Harrison (USA) e agora é a hora de focar nesses principais adversários", avaliou Wilson, lembrando que o "isolamento" ajuda os atletas a focarem 100% no torneio.

"Quando o atleta chega nesse tipo de concentração como a que estamos vivendo agora, ele tem tranquilidade para pensar apenas na competição, já que está fora do ambiente de casa sem precisar lidar com os problemas do dia-a-dia, que podem interferir na sua preparação. Esses são os nossos objetivos nessa fase final", completou.

Um dos destaques da infraestrutura do hotel, montada com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Ministério do Esporte, é o dojô montado sobre uma plataforma de amortecimento que garante "maior conforto" e ajuda no desempenho dos judocas.

"Eu fui atleta e eu sei que faz muita diferença", afirmou Daniela Polzin, medalhista de prata no Pan 2007. "Nessa fase de preparação, cair não é a coisa mais prazerosa. Com o amortecimento, evita-se que o atleta sofra micro lesões durante as quedas que acontecem, geralmente, quando se tem o tatame diretamente no piso, por exemplo", explanou a ex-atleta, atualmente arquiteta do COB e responsável pelo projeto de adaptação das instalações do hotel para receber a estrutura para os treinos da modalidade.

Após o período de treinos do Pan-Americano, o local será transformado na sede da concentração da Seleção Brasileira para as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.

O Pan-Americano será realizado entre os dias 10 e 26 de julho. Na semana que antecede os Jogos, o judô brasileiro ficará hospedado na Universidade de York, no estado de Ontário. A equipe começa a rumar para Toronto a partir do dia 9 de julho.