Emerson Sheik foi oficialmente apresentado pelo Flamengo na manhã desta quarta-feira com a camisa 11. O atacante, que não teve o contrato renovado pelo Corinthians, declarou alegria por poder voltar ao time que sempre admitiu torcer desde a infância e até lembrou polêmica no Fluminense no ano de 2011, quando cantou uma música do time rubro-negro em pleno ônibus do rival e acabou dispensado.
“Agora vou poder cantar a música à vontade, né?”, disse Emerson, com sorriso irônico. “Não vão me mandar embora por isso”, adicionou. Na época, o jogador cantou o então hit dos flamenguistas "Bonde do Mengão sem freio" mesmo com a camisa do time das Laranjeiras e não foi perdoado por torcidas e dirigentes.
“Tenho um respeito muito grande por todos os clubes que passei. Botafogo, Fluminense, o Corinthians. Dei o meu melhor, fiz amizades. Tive o carinho e respeito do torcedor de cada clube, mas sempre ficou muito claro o desejo de poder vestir a camisa do Flamengo novamente pela identificação que tenho com o torcedor. Quando o Corinthians decidiu não renovar o meu contrato, o primeiro clube que veio à cabeça foi o Flamengo”, afirmou.
Emerson volta ao Flamengo após seis anos – foi um dos principais responsáveis pelo título brasileiro da equipe rubro-negra em 2009, antes de deixar o time para voltar ao futebol árabe. Mesmo em outros clubes, Emerson nunca escondeu o carinho pelo Flamengo, fator que levou à dispensa do Fluminense. O ex-corintiano relatou ter recebido outras propostas – Vasco e Atlético-PR eram especulados -, mas escolheu o Fla.
“O Rodrigo (Caetano, gerente de futebol também presente na apresentação) citou bem na decisão de escolha do clube. Até pela história que eu tenho no futebol. Sim, eu tive sondagens de outros clubes, mas essa foi uma decisão tomada juntamente ao Reinaldo (Pitta, empresário) e ao meu pai. Sempre foi um desejo meu voltar ao clube que amo desde criança. Volto para um lugar em que nem deveria ter saído. Posso estar sendo injusto com o Botafogo e o Corinthians”, declarou o atacante, que até poucas semanas atrás fazia juras de amor ao time paulista.
O contrato de Emerson com o Flamengo vai apenas até o final deste ano. Há a possibilidade de extensão “por mais alguns anos”, de acordo com Caetano. O jogador fará o primeiro treino com os novos companheiros nesta quarta-feira, mas ainda não sabe se estreará neste fim de semana.
Com 36 anos – “mas com corpinho de 25” -, Sheik fez a última grande temporada em 2012, quando levou o Corinthians ao título inédito da Libertadores – caiu de rendimento no segundo semestre, mas foi titular no bicampeonato mundial. Em 2015, começou o ano bem, mas não teve regularidade.