ASSINE
search button

Fifa pagou propina à federação irlandesa após mão de Henry

Irlanda ameaçou processar entidade depois de ficar fora da Copa de 2010, diz 'L'Equipe'

Compartilhar

O diretor-geral da Federação irlandesa (FAI), John Delaney, confirmou esta quinta-feira que a Fifa havia efetuado um depósito em seu nome para evitar um processo judicial depois da eliminação do Eire diante da equipe da França na repescagem visando a classificação para a Copa de 2010. Os Bleus obtiveram a passagem para a competição graças a um gol validado pelo árbitro depois da famosa mão de Thierry Henry. É o que diz uma matéria do jornal francês L'Équipe.

« Nós sentimos que podemos levar este caso à justiça contra a Fifa, explicou Delaney depois de uma entrevista dada nesta quinta-feira à RTÉ Soccer. Havia também a atitude de Blatter, se vocês lembram, ele tinha rido e debochado de nós. Eu fui encontrá-lo, lhe disse o que achava dele, alguns xingamentos foram proferidos. Depois nós conseguimos chegar a um acordo. Era uma sexta-feira, e na segunda-feira, o acordo já estava assinado. Era um acordo muito bom para a FAI”.

Tendo assinado uma cláusula de confidencialidade, Delaney não pôde revelar o montante desse acordo. Mas a imprensa irlandesa fala em 5 milhões de euros. Na época, a FAI havia pedido à FIFA que o jogo de repescagem entre a França e a Irlanda fosse jogado mais uma vez. Um pedido que a instância internacional recusou.