Del Nero deixa a Suíça e não votará nas eleições da Fifa

O que acontecerá com o presidente da CBF quando ele desembarcar no Brasil?

No início da tarde desta quinta-feira, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, deixou o hotel de luxo em que estava hospedado em Zurique, na Suíça, e está de volta ao Brasil. O que acontecerá com Del Nero quando ele desembarcar no país? Será que terá a recepção da Polícia Federal? 

Del Nero abandonou o 65º Congresso Anual da Fifa pouco depois de seu começo. Além disso, não votará, nesta sexta-feira, nas eleições presidenciais da entidade, que pode reeleger Joseph Blatter.

O retorno do presidente da CBF ocorre justamente um dia após a prisão de sete membros da Fifa pelo FBI. Um deles é o vice da Confederação Brasileira, José Maria Marin, um dos acusados de participar de um esquema de pagamento de propina relacionado à transmissão de jogos e direitos de marketing do futebol na América do Sul e nos Estados Unidos.

Del Nero não tem seu nome citado no relatório da Justiça americana, mas seria um dos suspeitos de integrar o esquema de corrupção. Em dois arquivos do FBI, um dos envolvidos é definido como membro do alto escalão da Fifa, da Conmebol e da CBF, descrição que se encaixa no perfil do mandatário.