Maracanã recebe 1º Festival Interescolar de Futebol3

O Maracanã, em parceria com a ONG streetfootballworld Brasil, recebeu, nesta quinta-feira (21/5), 132 jovens de quatro escolas municipais do entorno do estádio para o 1º Festival Interescolar de Futebol3. Os alunos da EM Friedenreich, EM Gal Humberto de Souza Mello, EM Madrid e EM Equador, com idade entre 9 e 15 anos, tiveram um dia de craque no templo por onde já passaram ídolos do mundo inteiro.

O Futebol3 é disputado em três tempos por times mistos. Primeiro, os participantes definem as regras do jogo. Depois, colocam em prática o que foi acordado. Por fim, os jovens avaliam as ações durante a partida.

As meninas também marcaram presença no Festival, seguindo os passos da jogadora Marta, principal nome do futebol brasileiro e madrinha do streetfootballworld Brasil. As jovens mostraram seu talento no torneio disputado na grama sintética do setor sul.

“Eu também jogo futebol na rua com os meninos, mas aqui foi diferente. Nunca tinha vindo ao Maracanã. Foi a primeira vez que entrei no estádio e ainda marquei gol”, comemorou Beatriz Gonçalves, de 10 anos, aluna da escola municipal Gal Humberto de Souza Mello. A torcedora do Fluminense ainda arriscou um palpite para o jogo de domingo (24/5) contra o Corinthians. “Acho que vai ser 2 a 1 para o Fluzão”, completou.

O Festival Interescolar encerrou a segunda etapa do projeto, que começou em fevereiro desse ano com o curso de capacitação dos professores, que foram acompanhados e monitorados durante todo esse período. O projeto é uma parceria do Maracanã com a Secretaria Municipal de Educação e com a ONG streetfootballworld Brasil.

“Sabemos da importância do Maracanã para a população, não só do bairro, como da cidade e, por isso, procuramos proporcionar um dia especial para essas crianças e jovens, principalmente do entorno do estádio. Recebemos diversos projetos, de todas as idades, e nem sempre relacionados ao futebol, como foi o caso da atividade do golfe com os jovens de Japeri no início de maio. Nosso objetivo é estimular cada vez mais a relação dos jovens com o esporte”, finalizou Sinval Andrade, presidente da concessionária.