Time mais consistente da Colômbia nos últimos anos, o Independiente Santa Fe tem credenciais tanto para assustar como para animar o Internacional, adversário desta quarta-feira pela Copa Libertadores, no Estádio El Campín, em Bogotá, às 22h de (Brasília). Se no torneio continental faz uma campanha consistente, no Campeonato Colombiano a equipe foi eliminada pelo rival Millonarios, em casa, no último de fim de semana.
Os efeitos da queda precoce na competição local geram preocupação no Independiente Santa Fe. Jornais de Bogotá ainda repercutem a derrota nesta quarta e dão destaque a declarações do time rejeitando interferência do abalo pela eliminação nesta noite.
“No domingo os jogadores estavam muito tristes, raivosos pelo que aconteceu. Mas na segunda já os vi concentrados na Copa e no Internacional”, disse o presidente César Pastrana, em declaração repercutida no diário El Tiempo.
A imprensa local destaca que o planejamento do Independiente Santa Fe neste ano sempre teve a Libertadores como prioridade. Por isso, o discurso dos jogadores é de um time “mordido” para mais uma vez chegar à semifinal da Libertadores. “Este grupo sempre manifestou isso, que a Copa é o sonho”, completou Pastrana.
Se passar pelo Internacional, o Independiente Santa Fe igualará a campanha de 2013, quando eliminou o Grêmio antes de parar na semifinal contra o Olimpia. A mesma competência o time colombiano não teve contra o Atlético-MG, time que enfrentou nas primeiras fases de 2014 e 2015 e não conseguiu uma mísera vitória.
Contra o Inter, o discurso é de respeito, mas sem temor. “Nunca (tomamos precauções especiais) com nenhum rival, em nenhum campo, em nenhuma partida. Não vejo porque fazer a esta altura. Sair para o ataque, buscar o gol adversário e ser contundente desde o começo. Essas são as ordens do técnico”, disse Ómar Pérez, o craque do time, para o jornal El Espectador.
Até o momento o Independiente Santa Fe faz uma campanha de respeito na Libertadores 2015. Na primeira fase venceu quatro partidas e teve apenas o Atlético-MG como algoz. Nas oitavas, eliminou o Estudiantes com uma vitória por 2 a 0 em casa que reverteu o 2 a 1 sofrido na Argentina. Agora será a vez de colocar sua força à prova contra o Inter.