Novo reforço do Santos se compara a Rincón e aceita substituir Arouca

O Santos apresentou nesta quarta-feira o volante colombiano Edwin Valencia, quarto reforço para a temporada. O novo camisa 15 santista comparou o seu estilo ao do compatriota Freddy Rincón, que também atuou pelo clube entre 2000 e 2001, e não fugiu da missão de substituir Arouca, que entrou com ação trabalhista contra o clube e aguarda a decisão da Justiça para acertar com o rival Palmeiras.

"A marcação forte é parecida (com a do Rincón). Algumas pessoas já chegaram a falar isso, até ele mesmo, porque temos contato. A técnica para o primeiro passe parece, também", disse o atleta.

"Sou um jogador de muita marcação, forte. O Arouca é um excelente jogador, não vou tentar fazer o mesmo trabalho, as características são diferentes, mas posso, sim, atuar na função, como um segundo volante", completou.

Rincón é um dos principais ídolos recentes do futebol colombiano, da geração que contou com o goleiro Higuita, o meia Valderrama e o atacante Aristizábal. No Brasil, fez sucesso atuando por Palmeiras e, principalmente, no Corinthians, onde conquistou uma série de títulos e formou meio de campo famoso ao lado de Vampeta, Ricardinho e Marcelinho Carioca.

Valencia, 29 anos, atuou pelo Fluminense nas últimas cinco temporadas e chega com o perfil de contratações com custos baixos adotado pela nova diretoria do clube. Diferentemente de Elano e Ricardo Oliveira, que ganharam contratos de risco, assinou vínculo com duração até o fim do ano.

Apesar do perfil mais marcador, o volante não chega para substituir Alison, na mira do Internacional, que a diretoria acredita que poderá manter em um primeiro momento.

"Tenho a possibilidade de atuar como segundo volante, posso atuar de primeiro e até de zagueiro. Trabalhei com o Enderson pouco tempo no Fluminense, mas espero fazer um bom trabalho para deixá-lo ainda mais feliz", argumentou o jogador, que foi indicado pelo treinador.

Para a posição, o técnico Enderson Moreira perdeu, além de possivelmente Arouca, os volantes Alan Santos, liberado para o Coritiba, e Souza, devolvido ao Cruzeiro devido ao seu alto custo. Enderson conta agora com Lucas Otávio, capitão santista e eleito o melhor jogador da última Copa São Paulo, que volta de empréstimo; Renato, que renovou até o fim do ano; Leandrinho; e Alison.

Até agora, além de Valencia, o Santos anunciou as contratações do meia Chiquinho, que atuou pelo Fluminense no último Campeonato Brasileiro, do centroavante Ricardo Oliveira e do meia Elano.