Vasco cede empate, rebaixa Icasa e volta à primeira divisão

Não foi com vitória, mas o Vasco está de volta à elite do futebol brasileiro. Neste sábado, no Maracanã, a equipe cruzmaltina saiu na frente com Kleber, mas cedeu o empate por 1 a 1 para o Icasa - que foi rebaixado com o resultado. Apesar do tropeço diante de sua torcida, o time de Joel Santana garantiu matematicamento o acesso à Série A com uma rodada de antecedência, e comemorou muito após o apito final.

Agora, o Vasco soma 63 pontos, na terceira posição, e não pode mais ser alcançado por Avaí (57) e Atlético-GO (56), times fora do G-4 que ainda ameaçavam os cariocas. Já subiram também Joinville (70 pontos) e Ponte Preta (69), enquanto o Boa Esporte (59) atualmente é o quarto colocado. O América-MG (56) também está na briga pela última vaga.

>> Vasco é 1º grande a subir sem título e gera desconfiança

>> Festa? Torcida grita "vergonha" no jogo do acesso do Vasco

>> Após acesso, Kleber fala em tom de despedida do Vasc

O Icasa, por outro lado, foi só a 40 pontos e deu adeus às chances de permanecer na Série B. Com uma rodada restante, os cearenses ocupam o 18º lugar e têm três pontos e duas vitórias a menos que América-RN e Bragantino, que aparecem logo à frente na tabela..

O Vasco começou o jogo em cima do Icasa, mostrando muita intensidade. Antes dos 20min, teve chances com Kleber de voleio, Maxi Rodríguez de fora da área, e Douglas chegando atrasado no rebote. Mas o gol só saiu na bola parada. Aos 34min, Douglas cobrou falta na área e Kleber subiu sozinho, testando firme para o gol. O camisa 30 não marcava há 12 jogos.

Se a primeira etapa começou em alta velocidade, o segundo tempo iniciou de maneira mais lenta. O Vasco diminuiu o ritmo e o Icasa aproveitou. Logo aos 10min, Guiñazu errou na saída de bola e Nilson chegou na entrada da área em condições de bater para o gol. Ele chutou colocado com muita categoria no canto esquerdo de Martín Silva, que nada pôde fazer.

O gol abalou o time vascaíno, que não mostrava poder de reação, e criou um clima de tensão no Maracanã, já que desanimou a torcida. O Vasco sofria para chegar ao ataque e parecia satisfeito com o empate, que garantia o acesso. Precisando vencer, o Icasa se mandava para o ataque e apostava nas jogadas de velocidade para surpreender. No último lance, o time cearense teve uma chance de ouro em confusão na área, mas a bola foi pra fora.