Corinthians afunda Bahia com assistência de Cássio

O Bahia estava melhor em campo. Com a marcação adiantada e encaixada, não deixava o Corinthians respirar na Arena Fonte Nova, neste domingo, em duelo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Até que Cássio, sim, o goleiro Cássio, tirou um coelho da cartola aos 24min do primeiro tempo e ajudou o time alvinegro a conquistar uma importantíssima vitória em Salvador. Com assistência espetacular daquele que tem como função evitar os gols adversários, a equipe comandada por Mano Menezes superou o Bahia por 2 a 1 em Salvador e afundou o rival na zona de rebaixamento da competição nacional. Malcom abriu placar e Renato Augusto definiu o triunfo corintiano no fim após Kieza ter empatado o jogo no segundo tempo.

O triunfo (terceiro nos últimos cinco jogos) impulsou o Corinthians aos 60 pontos, mas deixou a equipe na quinta posição (com a mesma pontuação de Inter (3º) e Grêmio (4º)). Já o Bahia amargou a quarta derrota consecutiva e estacionou na 19ª colocação com 31 pontos. A distância para a saída da zona de rebaixamento já é de cinco pontos. Na próxima quarta-feira, às 21h (de Brasília), o time nordestino vai a Santa Catarina enfrentar o Criciúma, no Heriberto Hülse, enquanto a equipe alvinegra viaja ao Centro-Oeste do Brasil para duelar com o Goiás, no Serra Dourada.

O jogo foi muito movimentado em Salvador. Necessitando do triunfo para ganhar respiro na luta contra o rebaixamento, o Bahia começou o duelo pressionando o Corinthians, que, afogado, não conseguia escapar da forte marcação tricolor. Aos 5min, Kieza chegou a balançar as redes alvinegras após cobrança de falta, mas o gol foi anulado corretamente pela arbitragem, que assinalou impedimento. O Bahia parecia próximo de abrir o placar.

Foi aí que um lance incomum colocou o Corinthians na dianteira do marcador. Após cobrança de falta de Galhardo, Cássio encaixou a bola com facilidade e, sem opções para sair jogando curto, encaixou um espetacular lançamento para Malcom. Completamente livre, o atacante acreditou no lance, dominou com a cabeça e, na sequência, finalizou firme no canto esquerdo de Marcelo Lomba: 1 a 0 Corinthians. Antes do intervalo, o Bahia seguiu pressionando e chegou até a acertar o travessão alvinegro após cobrança de escanteio.

O ritmo tricolor seguiu intenso na segunda etapa. A falta de pontaria e a boa atuação de Cássio, porém, frustravam as inúmeras investidas dos mandantes. O arqueiro corintiano só foi vazado aos 24min, quando Wiliam Barbio fez linda jogada pela direita e cruzou para Kieza se esticar todo e desviar a bola para o fundo das redes alvinegras. Quando o empate parecia sacramentado em Salvador, dois jogadores experientes resolveram o jogo para o Corinthians. Danilo (que havia acabado de entrar em campo) levantou na área, e Renato Augusto acertou linda cabeçada para garantir os importantes três pontos para o time paulista.