ONU anunciará trégua olímpica para Olimpíada do Rio

No dia 29 de novembro, as Nações Unidas (ONU) vão anunciar a programação de uma trégua olímpica, em vista dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O anúncio deverá ser feito pelo secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (3) por Mario Pescante, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), durante a abertura de conferência sobre políticas públicas europeias, em Roma.

"O esporte não consegue parar guerras como nos tempos antigos, mas minimiza divergências que outros setores não conseguem minimizar", afirmou Pescante.

Em março deste ano, o COI manifestou confiança nos esquemas de segurança que serão organizados pelo governo brasileiro nos jogos do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo presidente da comissão de coordenação do comitê, Nawal El Moutawakel, logo após uma ação armada de bandidos contra uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), na capital carioca.

O governo federal e o estadual deverão montar sistema de segurança semelhante ao utilizado durante a Copa do Mundo, considerado um sucesso. Além das polícias militar e civil, de âmbito estadual, a Força Nacional e tropas do Exército e da Marinha deverão participar da segurança da Olimpíada de 2016.