Atlético-MG derrota Santos por 3 a 2 e entra no G-4 

A ótima sequência do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro rendeu frutos na noite desta quinta-feira. Em duelo contra o Santos na Arena Independência, a equipe mineira conseguiu vitória complicada por 3 a 2 em animado jogo pela 24ª riodada para conquistar a terceira vitória consecutiva no torneio nacional. O novo triunfo positivo, após vitórias também por 3 a 2 sobre Goiás e Cruzeiro, deixa os atleticanos no G-4 da competição.

Com a vitória, o time de Belo Horizonte sobe aos 40 pontos, mesmo número de Corinthians e Grêmio, mas ultrapassa os adversários nos critérios de desempate e fica na quarta colocação. Já o Santos, que vinha de duas vitórias e um empate, tem sua reação estacionada: é o nono colocado, com 33 pontos.

As duas equipes voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo. Às 16h (de Brasília), os atleticanos recebem o ameaçado Vitória na Arena Independência. Já os santistas pegam o Goiás no Pacaembu, em São Paulo, às 18h30.

Mesmo fora de casa, foi o Santos quem começou melhor o duelo. Logo aos 6min, Damião cabeceou para fora sozinho na grande área e perdeu ótima chance – aos 11min, foi a vez de Edu Dracena desperdiçar bom lance. O panorama do jogo começou a mudar aos 12min. Em lance despretensioso, Diego Tardelli tentou cruzar, viu a bola atravessar toda a área e morrer no gol.

A partida ganhou ânimo com a abertura do placar e o time mineiro conseguiu ampliar pouco depois. Aos 23min, Marcos Rocha levantou na área e Cicinho, ao tentar cortar, marcou bizarramente contra. O Santos quase conseguiu diminuir no lance seguinte, em finalização de Damião que parou em grande defesa de Victor, mas foi para o intervalo com a desvantagem.

A segunda etapa começou da mesma forma que a primeira: Santos no ataque, mas Atlético-MG mais efetivo – os paulistas ainda perderam Robinho, lesionado. Logo aos 3min, o meio-campista santista Lucas Lima fez excelente jogada e rolou para Geuvânio pelo lado direito, mas o jovem acertou o pé da trave esquerda. Na sequência, aos 9min, Diego Tardelli foi lançado e, ao contrário do adversário, estufou a rede adversária.

Os paulistas ainda tiveram ânimo para diminuir o resultado. Aos 14min, Geuvânio cobrou escanteio e Thiago Ribeiro cabeceou sem chances para Victor. Até o fim, o duelo seguiu bastante animado, com ambas as equipes explorando bem o ataque e perdendo chances claras. Lucas Lima comandava as principais jogadas santistas, mas viu os companheiros errarem finalizações.

Mesmo assim, o Santos conseguiu encostar no empate aos 38min. Após passe de Arouca, Geuvânio acertou linda finalização no canto esquerdo de Victor. O time da Vila Belmiro passou a pressionar em busca do empate. Apesar das inúmeras tentativas adversárias nos minutos finais, os atleticanos puderam comemorar a vitória.