XV de Piracicaba confirma Roque Jr. como treinador para 2015 

O XV de Piracicaba acertou com um pentacampeão mundial para a disputa do Campeonato Paulista de 2015. Mas ele não ficará dentro das quatro linhas. Nesta quarta-feira, a diretoria alvinegra confirmou que Roque Júnior será o treinador na próxima temporada. Essa é a primeira oportunidade do ex-zagueiro de Palmeiras, Milan-ITA e Bayer Leverkusen-ALE como técnico.

Entre vários nomes estudados, os dirigentes entraram em um consenso e viram em Roque Júnior a principal opção para comandar o clube no Estadual. O baixo salário e a vontade do ex-jogador de crescer como treinador foram os principais motivos para sua contratação. A apresentação oficial acontece na tarde desta sexta-feira, no Estádio Barão de Serra Negra.

"É um nome de peso, que conhece muito sobre futebol, tem diversos cursos para treinador e fez estágios com treinadores de ponta na Europa. O Roque também é um cara honesto e que com certeza vai crescer como treinador. Ele quer crescer e isso é o mais importante", comentou o diretor de futebol Renato Bonfiglio ao Terra.

Assim que for apresentado, Roque Júnior vai começar a observar alguns jogadores que possam compor o elenco do XV de Piracicaba no Paulista do ano que vem. O novo treinador chega com um auxiliar-técnico e um funcionário que ficará responsável por cuidar das estatísticas.

Apesar de ainda não ter tido nenhuma experiência, Roque Júnior chega preparado para tal desafio. Desde que pendurou as chuteiras em 2010, ele realizou estágios com Marcelo Bielsa (Atlhetic Bilbao-ESP) e Jürgen Kloop (Borussia Dortmund-ALE). Na última Copa do Mundo, integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira como observador técnico.

O novo treinador do XV foi revelado na base do Santarritense e passou pelo São José até chegar ao Palmeiras em 95. Nas cinco temporadas que ficou no clube, conquistou inúmeros títulos - bicampeonato paulista, Copa do Brasil, Mercosul, Rio-São Paulo e Libertadores - e despertou o interesse do Milan-ITA, onde foi campeão da Liga dos Campeões. O zagueiro também defendeu Leeds-ING, Siena-ITA, Bayer Leverkusen-ALE, Duisburg-ALE, Al Rayyan e Ituano. Disputou quase 50 jogos pela Seleção Brasileira e fez parte do grupo pentacampeão mundial em 2002.

Anunciado como gerente de futebol do Paraná para a temporada 2014 em dezembro do ano passado, Roque Júnior ficou apenas cinco meses no cargo e, no fim de maio, acertou sua saída depois de receber uma proposta para compor a comissão técnica de Luiz Felipe Scolari durante a Copa do Mundo realizada no Brasil. Roque, ao lado de Alexandre Gallo, ficou com a missão de observar os adversários da Seleção Brasileira.