Brasil Voluntário vai ajudar torcedores e turistas durante a Copa, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (14), em sua conta no Twitter, que o Brasil Voluntário, programa de voluntariado do governo federal para a Copa de 2014, vai ajudar torcedores e turistas em aeroportos, entorno dos estádios e eventos públicos.

Os interessados podem se cadastrar até 6 de março no portal www.brasilvoluntario.gov.br. Serão até 1.500 vagas em cada sede do torneio e os candidatos farão treinamento virtual e presencial, ministrados e certificados pela Universidade de Brasília (UnB).

“As inscrições do Brasil Voluntário para a Copa de 2014 estão reabertas a partir de hoje. O Brasil Voluntário vai ajudar torcedores e turistas em aeroportos, entorno dos estádios e eventos públicos. Para participar é preciso ter mais de 18 anos e disponibilidade de, no mínimo, 7 dias, seguidos ou intercalados. São 1,5 mil vagas em cada uma das 12 cidades-sede para todos fazermos desta Copa a Copa das Copas”, disse Dilma.

A atuação, integrada com o programa de voluntariado da FIFA, envolve auxílio a torcedores, imprensa não-credenciada e turistas em aeroportos, áreas de fluxo (como centros comerciais e pontos turísticos), entorno dos estádios e eventos de exibição pública, além de áreas de mobilidade urbana (como terminais de ônibus e estações de metrô) e centro aberto de mídia nas cidades onde esse serviço estiver disponível.

Os candidatos farão treinamento virtual e presencial, ministrados e certificados pela Universidade de Brasília. Os selecionados receberão uniforme, transporte, alimentação e seguro de vida, correspondentes aos dias de atuação nas cidades-sede.

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade para atuar no mínimo sete dias, seguidos ou intercalados. A seleção também levará em conta a participação nos treinamentos virtual e presencial (assiduidade e desempenho), perfil compatível com a área de atuação e número de vagas em cada área de atuação.