Ferj propõe turno único e reduz datas do Carioca 2014

As mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2014 podem começar concretamente pelo Rio de Janeiro. A federação local se reuniu nesta sexta-feira  com presidentes e representantes dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro para debater e estudar mudanças no Campeonato Carioca.

Após mais de duas horas de reunião, os dirigentes aceitaram mudar a fórmula do Campeonato Carioca de 2014 e realizá-lo em turno único. Agora só falta a ideia ser aprovada pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE) e passar pelo arbitral na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), na presença dos demais 12 clubes participantes, no dia 7 de outubro.

Se a ideia for aprovada, o campeonato terá 15 rodadas e todos times enfrentarão todos. Os quatro melhores se classificariam para as semifinais, e os vencedores disputariam as finais.

O formato seria mantido em 2015, mas com uma mudança, já que não haverá Copa do Mundo: a ideia é que o Carioca seja iniciado no primeiro fim de semana de fevereiro e que haja partidas apenas aos fins de semana. Sendo assim, o campeonato começaria no dia 6 de fevereiro.