Na manhã desta segunda-feira terá início o 4º Mundial Junior de Natação, em Dubai, nos Emirados Árabes, que segue até sábado (31). A competição reunirá 873 atletas de 93 nacionalidades, com eliminatórias às 10h e semifinais e finais às 18h, no horário local (sete à frente de Brasília).
Hoje pela manhã os nadadores realizaram treinos leves e não têm programação para a tarde. Todos estarão concentrados para o início da competição.
Neste primeiro dia de competição 11 brasileiros irão disputar suas eliminatórias, em provas individuais, além de dois revezamentos, 4x100m livre masculino e 4x200m livre feminino, na piscina do Hamdan Sport Complex, mesmo palco do Mundial de natação FINA 2010. Se na ocasião os nadadores brasileiros tiveram bom desempenho, destacando-se Cesar Cielo com duas medalhas de ouro individuais, a nova geração de atletas também não se intimida com os adversários estrangeiros e faz planos para 2016.
"Esse período foi muito bom e serviu para acertar os detalhes que faltavam. Agora é só focar nas provas e conseguir uma final para o Brasil, sempre pensando que aqui é só o começo da meta que é chegar em 2016. Primeiro estou focada nas eliminatórias, depois vou pensar nas semifinais e quando chegar à final o objetivo é baixar ainda mais o tempo. Aqui não penso nas adversárias e sei que o meu maior adversário sou eu e só através do meu esforço vou conseguir alguma coisa. Eu treinei muito para estar aqui e sei que o Brasil vai ser bem representado", contou Natalia de Luccas, de 16 anos.
Natalia irá representar o Brasil em oito provas eliminatórias, podendo contabilizar mais à medida em que se classificar para as outras fases. Serão quatro individuais e quatro revezamentos, o que faz a atleta competir, pelo menos uma prova, em todos os seis dias de torneio. Ela venceu pela primeira vez uma prova no campeonato absoluto brasileiro no início de agosto quando conquistou o ouro nos 100m costas do Troféu José Finkel.
Outro nadador brasileiro que estreia nesta segunda-feira é Felipe Monni, que irá nadar as eliminatórias dos 100m peito. Também irá nadar a prova de 50m do mesmo estilo, na quinta etapa, mas esta mais confiante na prova de amanhã. Ele terá a companhia de Pedro Cardo que também participará da fase eliminatória.