Rio sedia Mundial de Judô a partir do dia 26

O Campeonato Mundial de judô, que será realizado de 26 de agosto a 1º de setembro, terá algumas novidades. Uma delas serão as cores dos tatames. Pela primeira vez num evento no Brasil, as cores da bandeira nacional estarão representadas na área de combate. Tradicionalmente, a área central é amarela e a de escape usa o vermelho – como nos últimos Jogos Olímpicos - ou o azul. No Rio de Janeiro, a área de combate permanece na cor mais usual, porém será ladeada por tatames verdes. As áreas externas terão a cor azul.

“O dojô será uma grande bandeira do Brasil. Isso ajuda a reforçar a importância do país-sede, além de ser uma motivação a mais para os atletas da casa”, disse o presidente do Comitê CBJ Mundial Rio 2013, Paulo Wanderley Teixeira.

O Mundial do Rio de Janeiro contará com 124 países e 783 atletas inscritos. O Brasil vai para a disputa com a equipe completa, com 18 judocas, cinco deles líderes do ranking mundial. 

Desde a última sexta-feira, o Rio de Janeiro respira com mais intensidade o Mundial de Judô 2013. A campanha publicitária que apresenta o primeiro evento olímpico de grande porte na cidade-sede dos Jogos de 2016 já tomou as ruas através dos ônibus, estações do metrô e academias. São mais de 170 veículos da frota com os “busdoor” circulando pelas diversas regiões da cidade. Quanto às estações do metrô, os painéis estão espalhados pelas estações Uruguaiana, Maracanã, Botafogo, Siqueira Campos e Carioca. Mais de setenta academias contarão com cerca de 1000 inserções semanais até o começo do evento.

“Tanto a logomarca do evento quanto as peças publicitárias têm como objetivo marcar a cidade-sede através de seus símbolos como o Pão de Açúcar e o calçadão de Copacabana. Tenho certeza que a povo do Rio de Janeiro vai se identificar com o Mundial e lotar o Maracanãzinho", disse Paulo Wanderley Teixeira.