Nadal dá vexame e cai diante de 135º do mundo na estreia em Wimbledon

Atual campeão de Roland Garros, o espanhol Rafael Nadal não teve o mesmo desempenho na grama de Wimbledon. Na tarde desta segunda-feira, na estreia do atleta na tradicional grama inglesa, o número 5 do mundo caiu diante do desconhecido belga Steve Darcis, 135º tenista do mundo, por decepcionantes 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4), 7/6 (10-8) e 6/4.

Darcis tem dois títulos de simples. Ele venceu Memphis, em 2008, e em Amersfoort, em 2007. Seu melhor ranking na carreira foi o 44º lugar, no mesmo ano de sua última conquista.

A última vez que Nadal havia sido derrotado na primeira rodada foi no torneio de Sydney, na Austrália, em janeiro de 2007, para o tenista da casa Chris Guccione, quando abandonou após estar perdendo o primeiro set por 6/5. Em 2005, no Masters de Cincinnati, ele foi eliminado pelo tcheco Thomas Berdych em jogo inteiro.

O primeiro set foi marcado pelas inúmeras chances de quebra. Nos primeiros dez games, Darcis desperdiçou sete oportunidades de pontuar no saque de Nadal. A oitava oportunidade, porém, Darcis não deixou passar. Com 6/5 a favor e a chance de sacar para abrir 1 a 0, entretanto, ele permitiu a reação de Nadal, que conquistou a quebra para levar a parcial para o tie-break. Assim como os 12 games anteriores, o desempate foi marcado pelas quebras de saque. Melhor para Darcis, que aproveitou quatro contra três de Nadal e abriu vantagem na partida.

Mais concentrado, Nadal passou a não dar chances do rival pontuar em seu saque no segundo set. Com uma quebra no 11º game, o espanhol deu a impressão de que daria início à virada, mas cedeu a devolução a Darcis quando sacava para empatar o jogo. No tie-break, nova vitória do belga, desta vez com três quebras contra duas do número 5 do mundo.

Motivado, Darcis quebrou Nadal logo no início do terceiro set e administrou a vantagem com tranquilidade. Durante toda a parcial, Nadal teve apenas uma chance de devolver a quebra, desperdiçada. Visivelmente abalado, o espanhol foi presa fácil para o concentrado Darcis, que comemorou muito o feito após seu último ponto.

A derrota interrompe sequência espetacular de Nadal após o longo período afastado de competições devido a lesão no joelho esquerdo. Desde seu retorno, em fevereiro, o espanhol havia disputado nove torneios e chegado à decisão de todos eles - conquistando sete títulos.

Já Darcis conquista a sua segunda vitória contra um integrante do top 10 do ranking mundial, repetindo o feito que protagonizou diante do tcheco Tomas Berdych na primeira rodada dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Seu adversário na segunda rodada será o polonês Lukasz Kubot, que nesta segunda-feira atropelou o russo Igor Andreev por 3 sets a 0, em parciais de 6/2, 7/5 e 6/1. No único encontro entre os dois no circuito, Kubot levou a melhor por 2 sets a 1 no Challenger de Andrezieux (FRA), em 2007.