Brasil abre Liga Mundial de vôlei com vitória sobre a Polônia

A Seleção Brasileira masculina de vôlei, renovada para o novo ciclo olímpico, venceu nesta sexta-feira sua primeira partida oficial. O time comandado por Bernardinho estreou na Liga Mundial com uma vitória sobre a Polônia, na casa dos adversários, por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 25/20 e 22/25 e 25/15. O jogo, válido pela primeira rodada do Grupo A, foi realizado em Varsóvia e durou exatas duas horas. 

O Brasil, que teve as aposentadorias de Giba, Ricardinho, Rodrigão e Serginho depois da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado, realizou nesta sexta a primeira partida oficial com a nova formação. Nos últimos dias, o time de Bernardinho havia disputado dois amistosos contra a Rússia.

Atuando com o levantador Bruninho, o oposto Vissotto, os centrais Lucão e Éder, os pontas Dante e Lucarelli e o líbero Mário Jr. na formação titular, o Brasil oscilou no começo do jogo em Varsóvia nesta sexta, abrindo 6/2 no primeiro set e sofrendo a virada logo depois. A Seleção só recuperou a frente no marcador na parte final da etapa, quando soube sustentar a vantagem até fechar em 25/22.

O segundo set foi de mais tranquilidade para o Brasil, que saiu na frente da parcial e, gradativamente, foi aumentando a diferença até fechá-la em 25/20. Já na terceira etapa, a Seleção vacilou depois de abrir 3/0, levou a virada  viu a Polônia comandar o marcador.

Os comandados de Bernardinho até ameaçaram quando alcançaram o empate por 20/20, mas não mantiveram a reação e cederam a parcial. Para o quarto set, entretanto, o Brasil voltou muito mais ligado: abriu uma vantagem extremamente confortável, que chegou a ser de 20/11, e não teve problemas para fechar em 25/15. 

A lista de melhores pontuadores da partida foi liderada por uma das novidades da Seleção: o ponteiro Lucarelli, que marcou 17 pontos. O Brasil ainda viu o oposto Leandro Vissotto anotar 16 tentos, contra 15 do central Lucão. Entre os poloneses, Zbigniew Bartman e Bartosz Kurek pontuaram 15 vezes cada. 

Integrantes do Grupo A da Liga Mundial ao lado de Estados Unidos, Bulgária, Argentina e França, Polônia e Brasil voltarão a se enfrentar em Varsóvia, neste domingo, no segundo confronto do final de semana. Os dois primeiros classificados da chave disputarão a fase final, eu será realizada entre 17 e 21 de julho em Mar del Plata – logo, como anfitrião, o time argentino já tem vaga confirmada.