Goiás vence São Paulo no Morumbi

Líder do Campeonato Brasileiro da Série A até o início da quarta rodada, o São Paulo foi surpreendido nesta quarta-feira no Estádio do Morumbi. Contra o Goiás, a equipe tricolor não contava com boa atuação de dois ex-jogadores seus e acabou derrotada por 1 a 0, quebrando um tabu para o time alviverde de 955 dias sem vitórias pela primeira divisão nacional.

Foi do zagueiro Rodrigo, de cabeça, que saiu o gol do triunfo goiano. Após levantamento de William Matheus, o atleta estufou as redes de Rogério Ceni ainda aos 2min do primeiro tempo, frustrando os planos tricolores de permanecer na liderança do Brasileiro. O jogador ainda se destacou no sistema defensivo, evitando o empate são-paulino.

Rodrigo jogou no São Paulo entre 2004 e 2005, se destacando no Campeonato Brasileiro e no Paulista - foi campeão estadual. Deixou o clube para defender o Dínamo de Kiev, mas voltou por empréstimo em 2008, quando formou trio de zaga com Miranda e André Dias que permaneceu invicto por 18 jogos. Com a defesa menos vazada da Série A, o clube tricolor levantou o hexa.

Entretanto, Rodrigo deixou o clube do Morumbi pela porta dos fundos. Após ter ajudado a bancar o empréstimo junto ao clube ucraniano, o zagueiro teve um problema de embolia pulmonar e chegou até a ouvir dos médicos do time que não poderia mais jogar futebol, o que de fato não ocorreu.

Outro são-paulino que teve participação importante na vitória desta quarta foi o meio-campista Hugo. Com a camisa 10, o atleta dominou o meio-campo para o Goiás e quase fez o dele, aos 31min do primeiro tempo, quando recebeu na entrada da área e finalizou com precisão, obrigando Rogério Ceni a fazer grande defesa.

Os dois ex-jogadores do time do Morumbi ajudaram o Goiás a quebrar um tabu de 955 dias sem vencer pela primeira divisão nacional. O último triunfo da equipe foi no dia 24 de outubro de 2010, quando superou o Avaí por 1 a 0, no Serra Dourada, pela 31ª rodada. Depois, enfrentou período de sete jogos sem vencer que culminaram com queda à Série B.

Após um ano instável no segundo patamar do futebol brasileiro em 2011, o Goiás fez bonito na temporada passada e foi campeão com sobras da Série B, se credenciando a disputar novamente a primeira divisão. Mas começou mal: foi goleado por 5 a 0 pelo Cruzeiro e empatou com Corinthians e Coritiba nas três primeiras rodadas.

O triunfo diante do São Paulo desta quarta ajudou a livrar a equipe do Serra Dourada da zona do rebaixamento. Agora com cinco pontos, o Goiás ocupa uma posição intermediária na tabela e enfrenta o Fluminense, no domingo. O São Paulo, por sua vez, pode perder a liderança nesta quarta, dependendo dos resultados até o fim da rodada. O time do Morumbi encara o Grêmio pelo quinto duelo no Brasileiro.