Não é só o Maracanã, que vai receber Brasil x Inglaterra no próximo domingo, que está em obras. O local onde Brasil e Inglaterra vão treinar durante esta semana também passa por pequenos ajustes. Mas nada que atrapalhe os planos de Luiz Felipe Scolari ou de Roy Hodgson para o jogo do próximo dia 2.
O Terra visitou nesta segunda-feira a Fortaleza de São João, onde está a Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio. É neste local que o Brasil vai treinar na terça e na quinta-feira, enquanto a Inglaterra vai trabalhar na sexta-feira. O gramado passou o dia sendo cuidado por dois funcionários da Granja Comary.
As linhas que delimitam o gramado ainda não estão marcadas. Os vestiários também estão impecáveis, e isso podem comprovar Fred, Jean e Diego Cavalieri, que treinam toda a semana ali com o Fluminense, mas que por conta do jogo contra o Olimpia só devem se juntar à Seleção no treino de sexta-feira, no Engenhão.
A arquibancada que vai receber a imprensa recebe os últimos retoques no cimento para abrigar um batalhão de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas que encheram a caixa de correio do Major Viveiros, coordenador de Comunicação Social da Escola, com pedidos e mais pedidos.
E se a Seleção de Luiz Felipe Scolari quer sossego, na Urca é isso que ela vai encontrar. A entrada do público não será permitida, e até mesmo os residentes do local e os estudantes da Escola Municipal Estácio de Sá, que funciona dentro da Fortaleza, vão ter sua circulação restringida durante os três dias de treinamentos de Brasil e Inglaterra.
Por muito pouco Neymar e companhia não vão cruzar com Bernardinho, Bruninho e toda a Seleção masculina de vôlei, que faz no local seus últimos treinos antes da viagem de quarta-feira à noite, para a Rússia, onde vai fazer dois amistosos antes da estreia na Liga Mundial.
Com um cenário paradisíaco (foi no local onde Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro há quase 450 anos), os jogadores se quiserem e o tempo deixar, podem até dar um mergulho no mar. Os soldados do local garantem que a água é calma e o mergulho vale a pena. Mas o tempo vai ser curto.
Os jogadores vão sair do hotel às 14h, chegar na Urca cerca de 40 minutos depois e vão ter pouco mais duas horas de luz natural para treinar. O inverno está chegando e o sol abandona o litoral do Rio por volta das 17h15 da tarde.