Mundial de Surfe: australiano diz que Rio tem pior onda e causa polêmica

Matt Wilkinson reclamou de ondas pequenas na Barra da Tijuca após rodada

Por Giuliander Carpes

A derrota na repescagem e consequente eliminação do Billabong Rio Pro causou irritação em Matt Wilkinson. O australiano ficou indignado com as condições que os surfistas tiveram que enfrentar na etapa brasileira do Mundial de Surfe, na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca. E decretou: "com todo o respeito, o Rio tem as piores ondas do circuito".

A declaração veio depois que os surfistas que perderam na primeira rodada precisaram disputar a repescagem em ondas pequenas e irregulares por causa do vento e da chuva. E causou polêmica. Os brasileiros não gostaram.

"O mar é igual para todo mundo. Quem quiser ser campeão mundial, precisa estar preparado para enfrentar qualquer tipo de condição. Eu particularmente fui criado neste tipo de onda e gosto muito", disse o paulista Gabriel Medina, que mora em São Sebastião (SP).

O dono de 11 títulos mundiais, Kelly Slater, minimizou a declaração de Wilkinson. "Wilko foi muito bem no ano passado e acho que não falou isso daquela vez. Todas podem ser as piores ondas do circuito, na verdade. É como as coisas são. Você pode estar em Fiji e as condições não estarem boas. Teve um ano que eu venci lá que não havia nem tubos. Outro ano, as ondas não tinham nem 1 m, nós só ficamos fazendo manobras com pranchas pequenas. Você nunca sabe o que vai encontrar", opinou o americano.

Slater ponderou, no entanto, que as condições de surfe na sexta-feira, quando o campeonato teve de ser recomeçado depois de uma semana de paralisação - a janela de realização termina neste domingo -, eram muito ruins. Foi neste dia que Wilkinson desabafou.

"Na sexta-feira estava realmente muito ruim, eu fico feliz de não ter surfado naquele dia. Eu acho que neste sábado está divertido, eu peguei algumas ondas, mas não é um grande dia de surfe também", afirmou o maior ídolo do esporte.