Flamengo anuncia saída de Dorival Júnior e justifica "equilíbrio financeiro"

Em nota oficial no fim da tarde deste sábado, o Flamengo anunciou a saída de Dorival Júnior sob a alegação de corte de gastos. O treinador, que perdeu os dois últimos jogos - suas únicas derrotas em 2013 -, havia sido abordado pela nova direção do clube para uma redução salarial, o que não foi aceito por ele. Mano Menezes é o favorito para substituí-lo. 

Dorival já tinha a saída cogitada pela nova direção do Flamengo desde o fim do último ano, mas ganhou força no cargo ao iniciar a temporada com sete vitórias e um empate. Na sequência, porém, caiu nas semifinais da Taça Guanabara contra o Botafogo e, dias depois, perdeu de virada para o Resende, no Engenhão. A demissão foi selada três dias depois. 

Sem Dorival Júnior, o Flamengo se volta em busca de um treinador que, também desde o fim do ano, se especula possa ser Mano Menezes. O ex-treinador de Grêmio, Corinthians e Seleção Brasileira tem relação próxima a Paulo Pelaipe, diretor executivo do Fla e com quem trabalhou no futebol gaúcho. Dificilmente, entretanto, custará menos do que os cerca de R$ 600 mil que constavam no contrato de Dorival até o fim de 2013. 

Ele havia assumido o Flamengo no fim de julho, em substituição a Joel Santana, mas só conseguiu a 11ª posição no Campeonato Brasileiro. Foram 36 jogos oficiais do Fla com Dorival Júnior no cargo de treinador: ele obteve 15 vitórias, 12 empates e 9 derrotas.

O próximo compromisso do Fla está marcado para 20 de março, próxima quarta-feira, diante do Boavista. A direção não anunciou quem será o comandante da equipe para este jogo. 

Confira a nota oficial divulgada pelo Flamengo

Depois de 2 meses de conversas com o objetivo de repactuar os termos do contrato firmado ano passado, o Flamengo e o técnico Dorival Junior, apesar de terem evoluído nas negociacões , não conseguiram chegar a um acordo final satisfatório para ambas as partes . Com isso, o clube optou pela saída do treinador.

Segundo o Vice presidente de futebol, Wallim Vasconcellos, o técnico Dorival sempre desenvolveu seu trabalho pautado na ética, profissionalismo e na manutenção da filosofia de formação de atletas das categorias de base do Clube, sendo responsável pelo excelente ambiente do futebol profissional.

A rescisão contratual reafirma a decisão da nova diretoria em trabalhar pelo equilíbrio financeiro do clube, para poder honrar os compromissos com o pagamento dos salários, impostos e fornecedores.

O Flamengo deseja sorte ao treinador e agradece pelos relevantes serviços prestados