Azarenka bate Stephens e enfrenta Li na final do Aberto da Austrália

Depois de ver a favorita Sharapova perder para Na Li na primeira semifinal do Aberto da Austrália, nesta quinta-feira, a bielorrussa Victoria Azarenka não deu chances para o azar e, apesar de cair de produção no segundo set, venceu a jovem Sloane Stephens, garantindo sua presença na decisão do torneio diante da chinesa Na Li.

Líder do ranking mundial, Azarenka impôs seu favoritismo para vencer Stephens por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4. Assim, a bielorrussa se credenciou para buscar o bicampeonato do torneio – em 2011, ela conquistou seu primeiro título de Grand Slam ao vencer a russa Maria Sharapova.

Ararenka começou o jogo atacando a rival e simplesmente atropelou a jovem Stephens, que pouco pôde fazer para segurar o jogo da número 1 do mundo. O início da segunda parcial deu a impressão de que o ritmo do jogo seria o mesmo e a bielorrussa venceria com facilidade, mas o cenário mudou.

A tenista europeia errou muito no segundo set, demonstrando bastante irritação em alguns momentos, e Stephens passou a mostrar que a vitória diante de Serena Williams não foi por acaso, e as atletas passaram a revezar nas quebras de saque.

No oitavo game, no entanto, Azarenka foi melhor que a adversária, fez 5/3 e foi para o saque para confirmar o serviço e a vitória. Mas a bielorrussa demonstrou nervosismo e passou a errar. Depois de desperdiçar cinco match points, ter o serviço quebrado e ver a americana encostar no placar, Azarenka reclamou de dores e pediu atendimento médico, paralisando a partida por alguns minutos.

Na volta, o jogo continuou no mesmo ritmo, mas a líder do ranking se superou, quebrou o saque da americana e venceu a partida, depois de uma hora e 41 minutos. No fim, Azarenka conseguiu mais bolas vencedoras e cometeu menos erros não forçados: foram 21 e 31, contra 14 e 42, respectivamente, de Stephens.