Sharapova perde 4 games e arrasa em clássico com Venus Williams

O confronto envolvendo duas antigas líderes do ranking mundial terminou em apenas uma hora e 19 minutos. Esse foi o tempo necessário para Maria Sharapova arrasar Venus Williams na Rod Laver Arena, a quadra central do Aberto da Austrália. Na manhã desta sexta-feira, a russa (segunda colocada do ranking mundial) venceu a americana (26ª da mesma lista), em sets diretos, parciais de 6/1 e 6/3, classificando-se às oitavas de final da competição.

O resultado confirma a expressiva campanha de Sharapova no torneio. Em suas duas primeiras partidas no torneio, ela não havia perdido nenhum game, tornando-se a primeira jogadora desde a australiana Wendy Turnbull no Aberto da Austrália de 1985 a fazer dois duplos 6/0 consecutivos em um Grand Slam.

No terceiro jogo, a russa perdeu apenas quatro games e poderia ter perdido ainda menos, visto que sacou para fechar o segundo set em 5/1 – nesse momento, teve o saque quebrado pela primeira vez no evento de Melbourne.

Dominante, Sharapova pouco tomou conhecimento do poderoso serviço de Venus, que do alto de seu 1,85 m teve o saque mais rápido do jogo, a 188 km/h, mas não conseguiu nenhum ace e só venceu 47% dos pontos disputados com o primeiro serviço. A americana cedeu 13 break points no confronto, dos quais a russa aproveitou cinco.

A vitória foi a quinta de Sharapova em agora oito duelos com a irmã mais velha de Serena Williams. Os dois encontros anteriores válidos por um Grand Slam haviam sido favoráveis à americana, sempre na grama de Wimbledon, em 2007 e 2005.

Campeã de quatro Grand Slams na carreira, a russa tenta o segundo título no Aberto da Austrália. Sua próxima adversária é a belga Kirsten Flipkens (número 43 do mundo), que passou na terceira rodada pela russa Valeria Savinykk (número 159) em três sets, com parciais de 6/2, 4/6 e 6/3 em duas horas e três minutos de partida. Sharapova venceu duas vezes Flipkens nos dois confrontos feitos pelo circuito: em Roland Garros, em 2010; e em Luxemburgo, em 2003.