Barcelona vence Málaga, bate recorde e fecha turno invicto

O Barcelona acrescentou mais dois itens à lista de feitos nesta temporada impressionante do clube catalão. Fora de casa, a equipe derrotou o Málaga por 3 a 1 no Estádio La Rosaleda, quebrou o recorde de pontos conquistados no primeiro turno e fechou invicto a campanha na primeira metade do Campeonato Espanhol. Os gols da partida foram marcados por Lionel Messi, Francesc Fábregas e Thiago Alcântara. 

Líder absoluto, o Barcelona chegou aos 55 pontos ganhos em 19 rodadas e atingiu um aproveitamento incrível, de 96,5% dos pontos disputados. A equipe, que novamente teve o técnico Tito Vilanova no banco de reservas (ele havia viajado aos Estados Unidos para se consultar com um médico especialista contra o câncer), venceu 18 partidas e só não venceu o arquirrival Real Madrid, no superclássico de outubro que terminou empatado por 2 a 2. 

A marca alcançada pelo Barça configura um novo recordena competição: maior número de pontos no primeiro turno do Espanhol. A marca em vigor pertencia ao próprio clube catalão, que havia feito 52 na temporada 2010/11. 

Para conseguir sua 18ª vitória na atual edição do Espanhol, o Barceloina contou com uma trabalhada do volante Igor Camacho para fazer o primeiro gol da partida. O meio-campista do Málaga se atrapalhou todo na hora de fazer um recuo para o goleiro Wilfredo Caballero aos 18min e acabou presenteando Messi, que invadiu a área, aplicou um drible desconcertante no arqueiro adversário e rolou para a rede.

A vitória azul-grená foi consolidada no segundo tempo, com mais dois gols - ambos com participação do argentino melhor do mundo. Primeiro, Messi lançou Fábregas com maestria, e o meia do Barcelona bateu firme para fazer 2 a 0 logo aos 5min. Depois, aos 37min, Thiago Alcântara tabelou com o camisa 10 e chutou rasteiro de fora da área para ampliar. O meia argentino Diego Buonanotte, cobrando falta aos 43min, descontou para os anfitriões.  

Com 55 pontos, o Barcelona sustentou a vantagem de 11 sobre o Atlético de Madrid, segundo colocado, e ampliou para 18 o abismo em relação ao arquirrival Real Madrid. A equipe merengue, que empatou por 0 a 0 com o então lanterna Osasuna no sábado, é apenas o terceiro da tabela, com 37.

Agora, o Barça vai em busca de um feito que ocorreu apenas duas vezes na Espanha, nas distantes temporadas 1929/30 e 1931/32: ser campeão invicto. O clube catalão volta a campo no segundo turno no próximo final de semana, mas terá um adversário complicado pela frente: o Valencia, no Estádio Mestalla. Já o Málaga, ainda quinto colocado com 31 pontos, receberá o Celta de Vigo. 

Antes, porém, Barcelona e Málaga voltarão a se enfrentar já nesta quarta-feira, pela ida das quartas de final da Copa do Rei. A primeira partida será relaizada com mando do time azul-grená, no Camp Nou.