Emop diz que cronograma das obras do Maracanã está mantido

A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) divulgou nota nesta quinta-feira em que afirma que o cronograma das obras do Maracanã está mantido como previsto.  

Segundo a nota, esse cronograma prevê a finalização das obras do estádio (interior mais intramuros) em abril e a formalidade da entrega do Maracanã à Fifa no dia 28 de maio.

Nesta quarta-feira, a Rede Globo informou que o prazo de entrega das obras do Maracanã tinha sido adiado mais uma vez. Segundo a emissora, o estádio só ficaria pronto no dia 28 de maio, a 18 dias do começo da Copa das Confederações de 2013. 

É a quarta vez que acontece a mudança nesta data, já que inicialmente as obras acabariam em dezembro de 2012. Depois, a conclusão das obras foi adiada para janeiro, fevereiro e abril de 2013.

Em própria defesa, Ícaro Moreno, presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop) do Rio de Janeiro, alegou que há uma diferença entre a conclusão das obras e a entrega do estádio para a Federação Internacional de Futebol (Fifa): "nunca falei que entregaria a chave em fevereiro. Várias obras vão ficar prontas em fevereiro e, ao longo de março e abril, nós íamos entregar para a Fifa", declarou ele, apesar de a reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, mostrar imagens de arquivo em que ele prometia a conclusão de toda a reforma até o segundo mês do ano. 

De acordo com a Globo, o Comitê Organizador da Copa do Mundo declarou que a data de entrega do estádio, no fim de maio, é padrão para todas as sedes da Copa das Confederações.