Ingleses esnobam outdoor do Corinthians em rua de Londres

Os torcedores do Chelsea podem até não ter percebido, mas a presença do Corinthians na capital britânica nunca foi tão grande quanto agora, às vésperas da estreia da equipe brasileira no Mundial de Clubes no Japão. O torneio terá também a participação do clube de Stamford Bridge, que ainda não viajou para o país asiático. Por isso, a marca que patrocina a equipe brasileira aproveitou a oportunidade para provocar o Chelsea, que tem acordo comercial com uma empresa concorrente.

A fornecedora de material esportivo do Corinthians instalou nesta sexta-feira um outdoor em Kensington, área nobre do oeste de Londres, com a foto de jogadores se abraçando na comemoração de um gol e a frase em português "Aqui é Corinthians". A propaganda, que também tem os dizeres The Almighty (O Todo-Poderoso, em tradução livre) foi instalada em frente a um tradicional centro de convenções da cidade.

Mas como a circulação de torcedores de futebol pelas sofisticadas calçadas de Kensington é pouco intensa, ninguém pareceu incomodado com a provocação dos brasileiros, que esperam enfrentar o time da capital inglesa em uma eventual final do Mundial de Clubes.

"É sobre aquele torneio no Japão?", questionou o estudante Mark Thompson, que passava em frente ao outdoor na manhã desse sábado. Ao ser informado que sim, a propaganda se referia a um time brasileiro que possivelmente enfrentará o Chelsea, o inglês brincou e disse que "não conhecia esse Corinthians, mas espero que eles vençam, então. Sou torcedor do Arsenal".

Um motorista com adesivo do Chelsea colado no carro também ironizou o cartaz. Parado no semáforo em frente ao outdoor, o torcedor devolveu a provocação: "Todo-poderoso? Bom para eles. Quero ver no final de semana que vem."

Gostem ou não, os torcedores do Chelsea estão tendo que conviver com a presença cada vez maior do escudo corintiano em Londres.

A principal loja da Nike na cidade, localizada na movimentada Oxford Street, exibe dezenas de camisas e calções do Corinthians em sua seção destinada ao futebol. O uniforme é exposto ao lado de camisas do Paris St. Germain e da Juventus. Além, é claro, dos verdadeiros rivais do Chelsea: Arsenal e Manchester United.