São Paulo leva returno e Flu perde recorde; veja definições da rodada

Com equipe inteiramente reserva, o São Paulo fez o que pode se chamar de "barba, cabelo e bigode", neste domingo, no Pacaembu. Enquanto preservou todos os titulares até do banco de reservas, o elenco são-paulino venceu o Corinthians por 3 a 1 e ainda confirmou o título de melhor equipe do returno do Campeonato Brasileiro. Graças aos tropeços de Fluminense, Grêmio e dos próprios corintianos, o time do treinador Ney Franco foi a 35 pontos e saltou da quarta para a primeira posição. 

O Fluminense, que também optou por reservas, acabou derrotado pelo Vasco, no Engenhão, e assim também perdeu a chance de atingir recorde significativo: caso tivesse ido até 80 pontos, teria a melhor campanha dos pontos corridos por 20 clubes - ou seja, desde 2006.

Com 77 pontos e aproveitamento de 67%, ficou empatado com o São Paulo de 2007 como o terceiro melhor campeão desde 2003. 

Entre os campeões do returno desde a adoção dos pontos corridos, por outro lado, o São Paulo é o pior de todos com 61% de aproveitamento. Abaixo, veja o que mais se definiu no último fim de semana do Campeonato Brasileiro 2012:

Atlético-MG supera Grêmio e fica com quarto vice-campeonato da história no Brasileiro

Segundo colocado em 1977, 80 e 99, o Atlético-MG obteve o vice do Brasileiro pela quarta vez em sua história - também foi campeão em 71. Vice com o Cruzeiro há dois anos, aliás, Cuca voltou ao segundo lugar mais alto do pódio. Os atleticanos chegaram a liderar a Série A por 13 rodadas e passaram outras 14 em segundo. O prêmio de consolação só foi possível graças ao empate entre Grêmio e Internacional. 

Com vitórias, Náutico e Coritiba poderão jogar Copa Sul-Americana

Vasco, Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Náutico e Coritiba. Essas oito equipes poderão jogar a Copa Sul-Americana 2013, mas apenas caso não avancem até as quartas de final da Copa do Brasil. Neste caso, a Ponte Preta, 14ª colocada do Brasileiro, seria a primeira equipe na fila para jogar o torneio internacional, o que também não é possível para as cinco equipes que jogam a Copa Libertadores. 

No saldo de gols, Atlético-GO deixa lanterna para o Figueirense

Mesmo derrotado pelo Bahia em Goiânia, o Atlético-GO ao menos não terminou o Brasileiro como lanterna. Tudo isso porque o Coritiba, no Couto Pereira, fez 3 a 0 sobre o Figueirense, agora o último colocado graças ao saldo de gols. É o pior desempenho da equipe catarinense em nove participações da Série A. 

Portuguesa empata e se salva; Náutico manda Sport de volta para a Série B

O Sport jogará a Série B do Campeonato Brasileiro só dois anos depois de conquistar o acesso. Em jogo que poderia marcar sua permanência, o clube rubro-negro não deixou a 17ª posição ao ser derrotado pelo Náutico por 1 a 0, nos Aflitos. Entretanto, ainda que tivesse vencido, não conseguiria a permanência. A Portuguesa, ameaçada, empatou contra a Ponte Preta e jogará a Série A por dois anos seguidos pela primeira vez desde 2001-02. Antes, porém, precisará jogar a segunda divisão paulista. O Bahia, com a vitória em Goiânia, acabou como o quinto melhor do returno.