Aldo Rebelo, ministro do Esporte, publicou, nesta segunda-feira, uma carta aberta ao Conselho Deliberativo do Palmeiras defendendo as eleições diretas no clube. Os conselheiros se reunirão esta noite para definir a forma de pleito presidencial a partir de 2014.
"Dirijo-me aos amigos e conselheiros, que têm a responsabilidade de levar à frente a trajetória de glórias e conquistas de nosso clube, para manifestar meu apoio às eleições diretas para a escolha de seu presidente", escreveu o ministro, sócio do Palmeiras e torcedor "apaixonado por toda a vida".
Segundo o político, decidir pela escolha direta dos próximos presidentes seria "um passo decisivo no aprofundamento da democracia no futebol brasileiro". Para Rebelo, o ano de 2014 seria um marco importante para tal mudança, pois terá o Mundial do Brasil e é quando será comemorado o 100º aniversário do Palmeiras.
"No momento em que o Brasil volta a ser o palco da maior festa do futebol e do esporte mundial, a Copa do Mundo, em 2014, e comemoramos o primeiro centenário do clube, o Palmeiras merece um gesto e uma atitude que também são uma homenagem à sua história", acrescentou.
Confira o comunicado de Aldo Rebelo, ministro do Esporte, ao Conselho Deliberativo do Palmeiras
Carta aberta aos conselheiros do Palmeiras
Prezados amigos conselheiros da Sociedade Esportiva Palmeiras,
Ao ensejo desta histórica reunião do Conselho Deliberativo da Sociedade Esportiva Palmeiras, agremiação à qual tenho a honra de pertencer como sócio e torcedor apaixonado por toda a vida, dirijo-me aos amigos e conselheiros, que têm a responsabilidade de levar à frente a trajetória de glórias e conquistas de nosso clube, para manifestar meu apoio às eleições diretas para a escolha de seu presidente.
A realização das eleições diretas no Palmeiras atende não só ao desejo de seus milhares de sócios e milhões de torcedores em São Paulo, no Brasil e no mundo de participarem de forma mais ativa e intensa da gloriosa trajetória de nosso clube, como representa um passo decisivo no aprofundamento da democracia no futebol brasileiro.
O Palmeiras, nos seus quase cem anos de vida, ajudou a fazer a grandeza do futebol brasileiro e mundial. A fundação do Palmeiras, em 1914, representou um gesto e uma contribuição decisiva para a democratização do futebol no Brasil. Quando o futebol era praticado apenas pelas elites de São Paulo e do Rio de Janeiro, a fundação de nosso clube por trabalhadores e migrantes, não só italianos, mas também de outras nacionalidades, que acorriam ao Brasil para construir o grande país que somos hoje, representou um passo importante para que o futebol se tornasse o grande esporte do povo.
Nosso clube foi, desde seu início, o clube dos operários, dos camponeses, dos migrantes, dos trabalhadores, homens e mulheres que construíram ao longo do último século a grandeza de nossa pátria. A trajetória de nosso clube confunde-se com a trajetória recente do Brasil. Não é por caso que o Palmeiras é o time com mais títulos conquistados no Brasil no século XX e reconhecido pela FIFA como o "Campeão do Século".
Nos últimos cem anos o Brasil transformou-se num grande País, respeitado e admirado em todo mundo, sobretudo pela capacidade de construir uma sociedade aberta, integrada e democrática, embora marcada por desequilíbrios e desigualdades. O futebol representa no imaginário mundial tudo o que Brasil tem de bom: alegria, arte, perseverança e integração. E o nosso clube é uma espécie de síntese de todas essas qualidades.
No momento em que o Brasil volta a ser o palco da maior festa do futebol e do esporte mundial, a Copa do Mundo, em 2014, e comemoramos o primeiro centenário do clube, o Palmeiras merece um gesto e uma atitude que também são uma homenagem à sua história e a todos os homens e mulheres que desafiando as convenções de sua época lograram construir um verdadeiro time do povo.
As diretas em 2014 celebrarão nosso centenário à altura de nossa tradição, grandeza e destino histórico. As diretas devem ser realizadas em ambiente de respeito, paz e tolerância entre os palmeirenses, pois quem deseja ter opiniões respeitadas deve respeitar as opiniões alheias.
Diretas e democracia para que o Palmeiras continue a sua trajetória de glórias e realizações em benefício do futebol brasileiro e do futebol mundial.
Palmeiras sempre!
Aldo Rebelo