Destaque dos juniores, Eduardo está pela primeira vez entre os profissionais 

O Fluminense segue aproveitando os talentos das divisões de base de Xerém no time profissional. O mais recente é o meia Eduardo, de 19 anos, que está concentrado pela primeira vez com o grupo profissional. O jogador chegou ao clube em outubro de 2011 e com apenas 18 anos viu sua vida mudar. Vindo de Fortaleza, após um trabalho de observação técnica das divisões de base, ele estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro deste ano, após três meses de amistosos e treinos. 

Ao lado do meia Higor, que também está no elenco profissional, Eduardo foi um destaques da campanha tricolor – a equipe só foi derrotada pelo Corinthians na final – e no título estadual deste ano.

O início em Xerém foi difícil e o jogador teve de se recuperar de uma lesão. Mas a perseverança falou mais alto. "Assim que cheguei tive uma lesão no púbis e fiquei quase dois meses parado. Só fui jogar na Copa São Paulo. Me preparei bastante com os profissionais de Xerém. Graças a Deus joguei e fui bem. Batemos na trave na competição, mas conseguimos ganhar o Estadual", afirmou.

O jeito introvertido ao falar não é o mesmo que ele apresenta em campo. Canhoto, com boa visão de jogo, ele treinou com desenvoltura entre os titulares e agradou ao técnico Abel Braga. O treinador está realizado um importante trabalho de mesclar jogadores da base com os atletas mais experientes.

"O Abel vem realizando um trabalho de primeira. É um técnico vitorioso e vem dando chances para os atletas formados em Xerém", afirmou.

Inspiração

Com um estágio realizado no início de 2011 no Lens, da França, Eduardo luta para um dia se firmar no time profissional do Fluminense e jogar ao lado dos guerreiros e de seu ídolo, o meia Deco.

"Todos são feras demais, o Thiago Neves, o Wagner… Mas o Deco eu acompanho desde moleque, quando ele estava no Porto. Joga muito e tem muita experiência. Espero um dia atuar ao lado dele", confessou.

Enquanto não chega a hora, Eduardo vai trabalhando forte em busca de seus objetivos. E apoio não vai faltar. Dos 20 atletas que viajaram a São Paulo para o jogo desta quarta-feira, 12, contra a Portuguesa, dez são revelados em Xerém. Além disso, os mais experientes receberam o meia de braços abertos.


Site do Flu