ASSINE
search button

Por Libertadores, Grêmio encara hegemonia do Inter em formato atual 

Compartilhar

Grêmio e Internacional fazem neste domingo o clássico mais aguardado do futebol gaúcho no Campeonato Brasileiro deste ano. No Beira-Rio, casa colorada e onde a equipe local é sempre favorita, o clube visitante terá que encarar ainda a recente hegemonia do rival na Série A, além de um retrospecto negativo nos últimos anos pelo torneio nacional.

Com seis derrotas e cinco vitórias, além de cinco empates desde a implementação do formato de pontos corridos na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Grêmio sofre por ver o arquirrival ocupar posições superiores na tabela ao longo dos anos.

Sem conquistar um título de expressão desde a Copa do Brasil de 2011, o time tricolor vem sofrendo com a boa fase colorada, que somou nos últimos anos os principais títulos de sua história, como o bicampeonato da Libertadores e a conquista do Mundial de Clubes de 2006.

Com 34 pontos e na quarta colocação da Série A, o Grêmio vem fazendo boa campanha na atual edição da competição. Mas, logo atrás, o Inter vem com três pontos a menos e no quinto posto, brigando por uma vaga na próxima Copa Libertadores da América.

Com o quarto posto, o Grêmio não se garantiria na competição continental e teria vaga apenas na Pré-Libertadores, tendo que ficar ao menos em terceiro para ir direto à fase de grupos. O Vasco, em terceiro, possui 35 pontos.

Um alento ao clube do Olímpico é que, como possui 11 vitórias no certame deste ano - três a mais que o arquirrival -, os gremistas não podem mais ser ultrapassados pelo Inter no primeiro turno, que se encerra neste domingo.

Assim, ao menos a garantia de permanecer na frente do principal adversário já serve de estímulo aos gremistas, que ficaram atrás dos colorados em sete oportunidades na primeira metade do Brasileiro, desde a adoção dos pontos corridos como sistema de pontuação.