Após desclassificação, Nalbandian perde na primeira rodada de Wimbledon

Em sua primeira partida após ser desclassificado da final do ATP 250 de Queen's por ter acertado um chute no juiz de linha, o argentino David Nalbandian foi derrotado nesta segunda-feira pelo sérvio Janko Tipsarevic, oitavo tenista do ranking, por 3 a 0, com parciais de 6/4, 7/6 (7-4) e 6/2.

Há cerca de uma semana, Nalbandian disputava a final do torneio preparatório contra o croata Marin Cilic e, após perder um rali, chutou a placa que estava em volta do juiz de linha. A madeira acertou a perna do árbitro e o fez sangrar.

O argentino foi desclassificado. Perdeu toda a premiação e os pontos que ganharia pelo vice-campeonato. Em 40º do ranking, ele poderia ter sido um dos cabeças de chave do torneio se a ATP considerasse o resultado de Queen's, o que evitaria um encontro com um top 10 já na primeira rodada.

Havia, inclusive, a possibilidade de Nalbandian ser suspenso e impedido de jogar Wimbledon, mas a ATP decidiu que a sua atitude não foi intencional e que as punições aplicadas já eram suficientes.

O jogo contra Tipsarevic foi muito equilibrado. Nalbandian ganhou apenas 15 pontos a menos que o rival, mas falhou nos decisivos. Cada tenista teve nove chances de quebrar o serviço rival. O argentino converteu apenas uma. O sérvio, quatro. O oitavo tenista do mundo ainda acertou oito aces a mais (18).

A grama de Wimbledon não é o local favorito de Tipsarevic. Seus melhores resultados foram as oitavas de final em 2007 e 2008. Ele perdeu na estreia das duas últimas edições. Nalbandian, por sua vez, teve no All England Club sua melhor chance de conquistar um Grand Slam, mas foi derrotado pelo australiano Lleyton Hewitt na decisão de 2002.

Agora, Tipsarevic joga contra Ryan Sweeting, que aproveitou o abandono do italiano Potito Starace. O americano perdeu os três duelos que já disputou contra o seu próximo adversário.