Pupilo de Belfort, Mutante vira possível sucessor de Anderson Silva 

O maior orgulho do Brasil no MMA é Anderson Silva, mas isso deve acabar em breve. Independente dele perder ou ganhar de Chael Sonnen no UFC 148, o "melhor lutador do mundo" está perto de se aposentar. E o país tem poucos candidatos a ser seu sucessor. Neste sábado, um lutador surgiu como possível ocupante da vaga: Cezar Mutante foi campeão dos pesos médios doThe ultimate Fighter e pode entrar nessa disputa, apesar de ser pupilo de Vitor Belfort, um dos principais rivais de Anderson Silva.

Mutante teve que superar uma luta espetacular contra Serginho Moraes para ser campeão do TUF . O especialista em jiu-jitsu surpreendeu ao apostar na luta em pé e até conseguiu equilibrar a disputa em alguns momentos. Mas golpes de capoeira e muita agressividade fizeram Mutante superar até a desconfiança da torcida - apesar de ser radicado em Minas Gerais, ele não recebeu 100% do apoio do público presente no Mineirinho para o UFC 147, neste sábado.

"Estou muito feliz com a vitória, que é um sonho realizado. Hoje oficializei minha entrada na maior organização de MMA do mundo e quero ir subindo degrau por degrau até estar entre os grandes nomes. Esse é meu sonho e vou fazer isso bem", prometeu Mutante, que disse já esperar as vaias que recebeu por parte do público.

A principal crítica contra Mutante acontece por ele ser companheiro de treino de Vitor Belfort. Há quem acredite que ele só chegou onde chegou por causa disso. Mas nem essa desconfiança o faz mudar a preparação: "tenho a intenção de continuar trabalhando com o Belfort. Tem dado certo até agora, então vamos continuar com o trabalho. Vou estar junto com ele todo o tempo da minha carreira", prometeu.

O duelo de Mutante na verdade seria contra Daniel Sarafian, mas uma lesão no bíceps o tirou da final. Porém, ambos já mostraram vontade de realizar esse duelo futuramente e até o próprio UFC já anunciou que isso deve acontecer, assim que Sarafian se recuperar.

Sucessores

A maioria dos melhores brasileiros no peso médio está com uma idade avançada demais para ser o sucessor de Anderson Silva. Atletas como Wanderlei Silva, Vitor Belfort ou Rousimar Toquinho fazem parte da mesma geração e em breve vão se aposentar também. A solução, além de Mutante, talvez seja apostar em Ronny Markes e Rafael Natal.

Ronny tem 24 anos e está invicto no UFC, com duas vitórias até agora. Natal tem histórico parecido, com um empate em sua estreia, mas também está em ascenção. Ambos apenas começaram sua caminhada para chegar perto do status de Anderson Silva. Mutante está de olho e tentará entrar nessa disputa.