O Santos conquistou o primeiro título do ano de seu centenário neste domingo, ao bater o Guarani por 4 a 2 na decisão do Campeonato Paulista, no Estádio do Morumbi. O fato gerou até ironias por parte dos personagens do clube alvinegro, que relembraram o fracasso do arquirrival Corinthians em seu centésimo aniversário e alfinetaram.
"Acho que o Santos quebra paradigmas. Segurou Neymar, foge do convencional, e se no centenário ninguém ganha nada, vamos ganhar tudo esse ano", disse o presidente do clube, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, quando questionado sobre o fracasso de rivais no ano de seu centenário.
Além do Corinthians, que fracassou em todos os torneios que disputou no ano de 2010, outros times do futebol brasileiro também fizeram feio na temporada que celebrariam seu aniversário de número 100, como Grêmio e Coritiba.
"Estamos de parabéns, os torcedores também e esperamos conquistar mais títulos. Muitos clubes não conquistaram títulos no centenário e o Santos tem essa oportunidade, é maravilhoso", definiu o zagueiro Edu Dracena, capitão da equipe.
O Santos celebrou neste domingo seu terceiro título de Campeonato Paulista consecutivo, quebrando um tabu de 43 anos sem ter um tricampeão no torneio estadual. Com isso, a equipe iguala os feitos da "Era Pelé", já que o último tri havia sido no final dos anos 60.