ASSINE
search button

Com Lula nas arquibancadas, São Bernardo conquista título da A2 

Compartilhar

Em jogo tumultuado antes do mesmo do início do apito inicial, o São Bernardo conquistou o título do Campeonato Paulista da Série A2, neste sábado, ao empatar com a União Barbarense por 2 a 2, na partida de volta da final da competição. A principal atração da partida foi a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas arquibancadas do Estádio 1º de Maio.

Como a partida de ida disputada em Santa Bárbara D'Oeste, disputada no último sábado, também terminou empatada - 1 a 1 -, o São Bernardo se sagrou campeão devido ao critério de melhor campanha durante a competição. É o primeiro título da história do clube, fundado em dezembro de 2004. Além da conquista, a equipe do ABC paulista já havia conquistado o acesso à Série A1 do Paulista, junto com a União Barbarense, Atlético Sorocaba e Penapolense.

Antes de começar a partida, cerca de 3mil torcedores portando ingresso não conseguiram entrar no estádio localizado no bairro de Vila Euclides devido a lotação. Revoltados, eles entraram em conflito com a cavalaria da Polícia Militar. Alguns simpatizantes do time do ABC paulista tiveram que sair carregados com ferimentos.

Assim como o clima fora do estádio, o confronto dentro do campo também foi quente. Precisando da vitória para conquistar o título, a União Barbarense abriu o marcador aos 18min. Caihame fez boa jogada pelo lado direito, avançou até a linha de fundo e rolou para o meio da área. Cesinha se antecipou ao goleiro e, de carrinho, colocou a equipe de Santa Bárbara D'Oeste na frente.

Melhor, o São Bernardo contou com a grande apresentação de Danielzinho para pressionar o rival e chegar ao empate aos 35min. Léo Costa cruzou da esquerda na medida para Ricardinho subir bonito na área e cabecear para igualar o marcador para delírio da torcida que lotou o Estádio 1º de Maio. Ainda no primeiro tempo, Juliano recebeu o cartão vermelho e deixou a União Barbarense com dez homens em campo.

Mesmo em desvantagem numérica, a Barbarense conseguiu marcar o gol que garantia o título na casa do adversário. Aos 11min, Alex cobrou falta com maestria e acertou o trave. O zagueiro Renato Justi foi esperto, aproveitou o rebote e finalizou para marcar o segundo gol da equipe visitante no ABC paulista.

O gol desestabilizou o São Bernardo que só chegou ao empate com um golaço de Rafael Bady. Aos 18min, o meia recebeu passe e resolveu arriscar de fora da área. O chute encobriu o goleiro adversário e o São Bernardo conseguiu o empate. A equipe soube aproveitar os contra-ataque e esteve mais perto de fazer o terceiro antes do apito final e da festa do título da Série A2.