Uma vitória. É isto que separa a Seleção Brasileira feminina de vôlei de garantir presença na Olimpíada de Londres. Neste sábado, em um animado Ginásio Milton Olaio Filho, a equipe do técnico José Roberto Guimarães derrotou a Venezuela por 3 sets a 0 (parciais de 25/14, 25/15 e 25/23) e se classificou para a final do Pré-Olímpico Sul-Americano, em São Carlos. Na final, o adversário será o Peru, que eliminou a Colômbia mais cedo.
Esta é a segunda chance da Seleção de assegurar presença nos Jogos Olímpicos. Em 2011, o Brasil terminou a Copa do Mundo do Japão na quinta colocação, fora da classificação que concedia três vagas a Londres.
O jogo começou bastante tranquilo para o Brasil. A equipe da casa via as bolas serem bem distribuídas por Fabíola e ainda contava com erros do time adversário. A Venezuela buscava o saque forte, mas o serviço acabou sendo uma arma bem usada pela Seleção. Ao fim, vitória tranquila por 25 a 14.
O segundo set seguiu fácil para a Seleção, e a vantagem já era de quatro pontos no primeiro tempo técnico. A bola de confiança era com Sheilla, que se destacava individualmente. A tranquilidade do jogo permitiu que Zé Roberto fizesse a primeira alteração e colocasse a capitã Fabiana no lugar de Adenízia, sua estreia na competição. Por fim, um ace de Sheilla encerrou a parcial em 25 a 15.
Camila Brait e Paula Pequeno receberam chances na etapa a seguir, substituindo Fabi e Fernanda Garay, respectivamente. A Seleção demonstrou estar menos concentrada para este set, e a Venezuela conseguiu chegar com três pontos de vantagem no primeiro tempo técnico. Com o foco recuperado, o Brasil voltou ao jogo e encerrou a equilibrada parcial em 25 a 23.