Já havia faixas de campeão estadual no Engenhão durante o jogo do Fluminense contra o Inter - vitória por 2 a 1 - pela Taça Libertadores, nesta quinta-feira. Mas Abel Braga quer evitar que o clima de "já ganhou" ultrapasse o limite das arquibancadas e atinja o vestiário antes da partida de domingo, contra o Botafogo (na ida, vitória tricolor por 4 a 1).
O técnico usa o exemplo da Universidad de Chile, que perdeu a partida de ida da competição sul-americana para o Deportivo Quito por 4 a 1, mas conseguiu se recuperar na volta e aplicou 6 a 0 nos equatorianos. "Não está nada ganho, futebol prepara uma série de surpresas. A torcida tem direito de fazer oba-oba, mas nós não. Teve esse jogo da Universidad do Chile para nos provar", afirmou o treinador.
Com pouco tempo para treinar, Abel vai ter de focar o período de três dias até o novo confronto com o Botafogo na recuperação física e na conversa. "Vamos ter que esquecer que estamos na frente e fazer um 'pijama training' até domingo", brincou.
O técnico corre o risco de perder um dos seus principais jogadores para o duelo contra o Botafogo. Diante do Inter, Fred sentiu dores musculares na coxa esquerda e teve de sair mais cedo de campo. Sua participação será avaliada pelo departamento médico. "Vamos esperar para ver se será possível contar com ele. O Fred até se sacrificou um pouco e ficou um tempo em campo mesmo lesionado para ajudar o time, mas não sei se poderemos contar com ele", disse Abel.
Só depois de terminado o Campeonato Carioca que o técnico vai começar a pensar no Boca Juniors, adversário da próxima fase da Taça Libertadores. "Sabe que eu já estou um pouco velhinho para isso, não consigo mais ficar antecipando muitos os próximos jogos depois de uma partida tão emocionante como a contra o Inter", explicou.
"Temos uma missão a cumprir e precisamos cumprir bem. Falei que era jogo de 180 minutos. Não tem soberba. Saiu muito disso em Porto Alegre. Disseram que a gente iria entrar de salto alto. Entramos com disposição alta contra o Inter, isso sim. E vamos fazer o mesmo diante do Botafogo".