UFC: Nate Diaz vai esperar e disputar o cinturão apenas em 2013

O que era expectativa virou realidade: a vitória contra Jim Miller, no UFC on Fox 3 deste sábado, realmente deu a Nate Diaz a condição de lutar pelo cinturão dos pesos leves. O presidente do UFC, Dana White, confirmou isso em entrevista coletiva, mas também anunciou uma ressalva: esse combate pelo título deve acontecer apenas em 2013.

O cinturão dos pesos leves pertence atualmente a Ben Henderson. Sua primeira defesa de título acontecerá contra o antigo campeão Frankie Edgar, em uma revanche que deve ser realizada em setembro. Só depois disso chegará a vez de Nate Diaz lutar pelo cinturão. Com a intenção de acabar com esse tempo de espera, Dana White deu outra opção para o vencedor desta noite.

"Eu disse que, se ele ganhasse, poderia esperar. Mas, se quisesse, ele também poderia enfrentar Pettis", comentou White, cogitando uma luta entre Nate Diaz e Anthony Pettis, ex-campeão do WEC que está entre os melhores lutadores da categoria.

Porém, Nate Diaz não quis saber de colocar uma luta a mais no caminho para se tornar campeão do UFC. "Eu só vou esperar e ver o que acontece. Eu estou pronto para o que eles mandarem, mas esperar parece bom para mim", comentou ele, após a vitória deste sábado.

Dessa forma, se nada mudar, o título dos pesos leves vai ficar parado por um longo tempo. Quando houver um vencedor entre Ben Henderson e Frankie Edgar, Nate Diaz irá enfrentá-lo. Isso vai frustrar e atrasar a expectativa de outros grandes nomes da categoria que pretendiam lutar pelo título em breve, como Gilbert Melendez, Michael Chandler, Shinya Aoki e o próprio Anthony Pettis.