Copa do Brasil: Coritiba elimina o Paysandu e pode pegar o Botafogo

O Coritiba é o primeiro clube classificado para as quartas de final da Copa do Brasil 2012. Após golear o Paysandu em Curitiba, a equipe paranaense venceu o rival do Pará por 1 a 0 nesta quinta-feira, no Estádio do Mangueirão, e confirmou presença na fase seguinte do torneio. O gol da vitória do time do técnico Marcelo Oliveira foi marcado pelo meia Tcheco, cobrando falta aos 44min do primeiro tempo.

Classificado, o Coritiba agora aguarda a definição do confronto entre Botafogo e Vitória para conhecer seu adversário nas quartas de final da Copa do Brasil. As duas equipe fizeram a primeira partida nesta quarta-feira, no Barradão, e empataram por 1 a 1. O segundo jogo será disputado no Engenhão no dia 9 de maio, às 19h30 (de Brasília).

Animado pela presença de quase 40 mil torcedores, o Paysandu começou pressionando o Coritiba. Logo aos 5min, Yago Pikachu cobrou falta no canto direito e Vanderlei se esticou todo para mandar paraa escanteio. Aos 18, Tiago Potiguar recebeu livre na área e rolou para Rafael Oliveira completar para o gol, mas o assistente já levantava a bandeira e anulou o tento dos paraenses. Depois da pressão inicial da equipe da casa, a partida ficou bastante truncada.

As duas equipes erravam muito e criavam poucas chances. Aos 44min, mesmo com erro do árbitro Francisco Carlos Nascimento, o Coritiba abriu o placar. Éverton Ribeiro tentou fazer fila na defesa do Paysandu e Douglas o empurrou. O árbitro errou e apontou falta, ao invés do pênalti. No entanto, Tcheco bateu com categoria, rasteiro, e fez o primeiros dos visitantes no Mangueirão. O Coritiba, que já tinha larga vantagem, foi para o vestiário muito perto da vaga nas quartas de final.

O segundo tempo começou com pressão do Paysandu. Com 3min, Harrison bateu uma falta com força e acertou o trave de Vanderlei. O Coritiba respondeu na mesma moeda aos 6min. Everton Ribeiro cobrou falta por cima do gol de Ronaldo. No contra-ataque, os paranaenses eram perigosos. Aos 10, Anderson Aquino aproveitou cruzamento da direita e mandou para as redes. Contudo, o tento foi invalidado por impedimento do atacante.

O Coritiba passou a tomar conta da partida. Aos 21min, Éverton Ribeiro fez a assistência para Anderson Aquino pelo lado esquerdo. O camisa 9 bateu cruzado e assustou o goleiro do Paysandu. A resposta do Paysandu veio três minutos depois. Pikachu aproveitou cruzamento, dominou e bate no alto, obrigando Vanderlei a espalmar e salvar o tento de empate da equipe da casa.

Aos 37min, nova chance para o Coritiba ampliar. Eltinho encaixou bom cruzamento para Anderson Aquino. O atacante tentou o voleio, mas pecou no arremate e perdeu a oportunidade. Dois minutos mais tarde, o camisa 9 do time visitante ganhou do marcador, bateu forte e Ronaldo evita o segundo do Coritiba.

Tocando a bola e aproveitando os espaços na zaga paraense, o Coritiba criava chances. Renan Oliveira apareceu na área e rolou para trás. Éverton Ribeiro chegou batendo e manda em cima do zagueiro. O Paysandu ainda tentou pressionar, mas a equipe do Paraná se segurou e confirmou a vitória e a vaga nas quartas da Copa do Brasil.

Ficha técnica

PAYSANDU 0 x 1 CORITIBA

Gols

CORITIBA:Tcheco, aos 45min do primeiro tempo

PAYSANDU:Ronaldo; Yago Pikachu, Douglas, Thiago Costa e Jairinho; Harrison (Kariri), Djalma (Heliton), Vanderson (Adriano Magrão) e Billy; Thiago Potiguar e Rafael OliveiraTreinador: Lecheva

CORITIBA:Vanderlei; Gil, Démerson, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho); Júnior Urso, Tcheco (Luccas Claro), Sérgio Manoel, Everton Ribeiro; Roberto (Renan Oliveira) e Anderson AquinoTreinador: Marcelo Oliveira

Cartões amarelos

PAYSANDU: Douglas, Yago Pikachu, Rafael Oliveira e HarrisonCORITIBA: Lucas Mendes, Demerson e Everton Ribeiro

Público total e renda 39.358/R$398.645,00

Árbitro Francisco Carlos Nascimento (AL)

Local Estádio Mangueirão, em Belém (PA)