Piloto brasileiro chega ao Bahrein e minimiza temor: "tudo normal"

Piloto brasileiro da GP2, Luiz Razia minimizou os temores que rondam o Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1. Via Twitter, o baiano relatou na manhã desta quarta-feira que está "tudo normal" no país. Ele ainda publicou um vídeo no qual aparece correndo na orla de uma praia de Manama, capital da nação.

No vídeo, Razia para momentaneamente de correr em frente ao Bahrain World Trade Center, o segundo edifício mais alto do país, que foi construído em 2008 em Manama e tem 240 metros de altura.

Piloto da equipe Arden International, o brasileiro se prepara para disputar a terceira e a quarta corridas da temporada 2012 da GP2, que acontecerão respectivamente em 21 e 22 de abril no circuito de Sakhir.

O GP de F1, marcado para o mesmo autódromo no próximo domingo, chegou a ser colocado sob risco devido à instabilidade política do Bahrein, onde parte da população protesta ainda como reflexo da Primavera Árabe - onda revolucionária de manifestações que começou em dezembro de 2010 na Tunísia, depondo o presidente Ben Ali, e se espalhou por outros países do Norte da África e do Oriente Médio.

O Bahrein é uma monarquia constitucional que tem Hamad bin Isa al-Khalifa como rei desde 2002. Em 2011, a corrida do país foi cancelada exatamente devido aos conflitos. Para esta temporada, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) só confirmou a realização do evento na semana passada.

Razia, 23 anos, foi piloto reserva do Team Lotus (atualmente chamado de Caterham) na elite do automobilismo mundial. Ele disputa o campeonato da GP2 pela quarta vez seguida e tem como melhor resultado a 11ª posição na temporada de 2010. Neste ano, venceu uma das provas da Malásia e terminou no quinto lugar na outra, ocupando a liderança da classificação com 31 pontos, a seis do segundo colocado, o italiano Davide Valsecchi, da DAMS.

O outro brasileiro na disputa da categoria de acesso à F1 é um estreante no campeonato: o brasiliense Felipe Nasr, 19 anos, também da DAMS, que coleciona 18 pontos e figura no quinto lugar da tabela.