Secretário da Copa diz que Maracanã ficará pronto no início de 2013 

O secretário municipal especial para a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 disse não ter dúvidas de que o Maracanã estará pronto para receber a Copa das Confederações, em junho do próximo ano, apesar de ter apenas 40% das obras concluídas até o momento. "Estamos plenamente satisfeitos com o andamento da reforma do estádio e temos o compromisso do governador Sérgio Cabral de entrega-lo a tempo para a competição", afirmou Ruy Cezar, que participou de um seminário de negócios para a Copa do Mundo na manhã desta terça-feira no Rio de Janeiro.

O secretário contou que a prefeitura já abriu licitação para as obras do entorno do estádio - que costuma sofrer com enchentes: "vamos construir bolsões d'água que resolverão esses problemas, além de recuperar um corredor de transporte até o Engenhão, que hoje se encontra degradado".

Cezar minimizou reportagem do jornal Folha de S.Paulo, que noticiava que o Maracanã não atenderá as exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a Olimpíada, apesar da reforma de mais de R$ 1 bilhão que está sendo feita com foco em torná-lo o principal palco da Copa do Mundo de 2014.

"Não vejo nenhum embaraço nesse sentido. São colocações em relação ao brilho de cada grande organização do esporte como Fifa e COI. A principal questão é o acesso ao gramado, mas isso é fácil de trabalhar. Senão a (carnavalesca) Rosa Magalhães não teria conseguido fazer aquele espetáculo de abertura nos Jogos Pan-Americanos em 2007", disse o secretário.

Embora o Engenhão seja considerado o estádio olímpico e vá receber as competições de atletismo durante os Jogos Olímpicos do Rio, as cerimônias de abertura e encerramento, além das finais do futebol, terão o renovado Maracanã como palco.