Em jogo violento, Sporting bate Benfica e ajuda Porto

O grande beneficiado do clássico de Lisboa foi um time que nem estava em campo. O Porto, líder do Campeonato Português, levou a melhor com a vitória do Sporting sobre o Benfica, por 1 a 0, nesta segunda-feira. Afinal, além de manter os quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder Benfica, o Porto ainda vai jogar nesta rodada e poderá disparar de vez na tabela. Com a vitória, o Sporting alcançou a quarta posição, com 50 pontos.

O clássico foi marcado pela violência entre as equipes em campo. Com faltas duras durante todo o jogo, os times impuseram um ritmo dinâmico e um clima quente na partida. A torcida contribuiu com isso, já que a partida teve que ser interrompida duas vezes porque sinalizadores foram jogados no gramado. Em campo, ao todo, foram distribuídos nove cartões amarelos, além da expulsão do brasileiro Luisão no final do jogo.

O primeiro tempo já teve muita agressividade e clima quente entre as duas equipes, mas também teve emoções com a bola rolando. O Benfica começou razoavelmente melhor e até levou perigo ao gol de Patrício. Mas foi o Sporting que abriu o placar, já que o juiz marcou pênalti, sofrido e convertido por Wolfswinkel, aos 18min.

O gol no começo do jogo só serviu para acirrar os nervos dos dois lados. Entre faltas violentas e provocações dos dois lado, como no momento em que Wolfswinkel reclamou de uma agressão do brasileiro Luisão, o Sporting conseguiu dominar o resto do jogo. Tanto que foi para os vestiários com a vantagem no placar.

O Benfica voltou para o segundo tempo com mais qualidade para buscar o ataque. Tanto que, aos 7min, uma cabeçada de Maxi Pereira quase entrou. Ele aproveitou que Patrício estava fora do gol, e a bola só não entrou porque Insúa salvou em cima da linha.

Aos 18min, porém, foi a vez do Sporting chegar muito perto do gol: Izmailov acertou um forte chute na trave. O time de Lisboa ainda teve outra boa chance com Wolfswinkel, que conseguiu driblar o goleiro Artur, mas escorregou na hora de finalizar.

O Sporting continuou no ataque até conseguiu marcar o segundo gol. Após chute de Matías Fernandez, Rubio ficou com o rebote e chutou para as redes, mas estava em clara posição de impedimento. Mesmo com o lance anulado, o Sporting conseguiu garantir sua vitória até o final, até porque Luisão ainda foi expulso aos 45min.